Lula é confirmado como Cidadão de Honra da capital francesa, Paris

O ex-presidente Lula é confirmado como Cidadão de Honra de Paris, por ter retirado milhões de brasileiros da miséria e por ter sido um exemplo internacional. Preso pelo ex-juiz Sergio Moro, decisão representa uma grande derrota para Jair Bolsonaro, que só é presidente porque Lula foi ilegalmente barrado da disputa presidencial, por Moro, com beneplácito de parte do judiciário, que operou a farsa judicial. Derrota também para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ajudou a articular a prisão de Lula e, embora tenha apartamento à disposição em Paris, jamais mereceu tal honraria


O ex-presidente Lula acaba de ser confirmado como Cidadão de Honra de Paris, por ter retirado milhões de brasileiros da miséria e por ter sido um grande exemplo internacional.

A decisão representa uma grande derrota para Jair Bolsonaro, que só é presidente porque Lula foi artificialmente barrado da disputa presidencial, para Moro, que operou a farsa judicial, e para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ajudou a articular a prisão de Lula e, embora tenha apartamento à disposição em Paris, jamais mereceu tal honraria.

A notícia já foi até publicada pelo jornal francês Le Figaro: "A cidade de Paris decidiu na quinta-feira conceder cidadania honorária ao ex-presidente brasileiro Lula, que atualmente está cumprindo pena de prisão, por seu compromisso de reduzir a "desigualdade social e econômica" em seu país".

Esse compromisso "permitiu que quase 30 milhões de brasileiros escapassem da pobreza extrema e acessassem direitos e serviços essenciais", afirmou a Prefeitura de Paris em comunicado, após uma votação favorável do Conselho da capital francesa.

"Lula é conhecido por sua política proativa de combater a discriminação racial particularmente acentuada no Brasil", acrescenta o comunicado, dizendo que "através de seu compromisso político, todos os defensores da democracia no Brasil são atacados."

A carta da Prefeitura destaca ainda a perseguição judicial movida por Moro contra Lula, o posicionamento de parlamentares franceses, juristas e ex-chefes de Estado no entendimento de Lula teve seu direito de concorrer à presidência em 2018 barrado e cita o The Intercept e a revelação de que houve um conluio entre o então juiz e autoridades da Operação Lava Jato para condená-lo e prendê-lo.

Vereador de Paris: Lula foi impedido de concorrer ao Planalto por operação com objetivos políticos
Vereador Patrick Klugman explica o motivo de conceder a Lula o título de Cidadão Honorário de Paris. "Atribuímos este título de cidadão de honra simplesmente porque temos a convicção através das revelações feitas pelo jornal The Intercept que a investigação que se chama Lava Jato, que visava o presidente Lula, foi motivadas por considerações puramente políticas"

"A cidadania honorária é um tíotulo que foi criado pelo prefeito Bertrand Delanoë e não é um título honorífico, mas de proteção. Atribuir o título de cidadão de honra não é dizer que se acha que este homem político é irrepreensível, ou por ser de esquerda, que por acaso apreciamos os feitos, aliás não tem nada a ver com isso", diz Klugman.

"Se tratando de Lula, atribuímos este título de cidadão de honra não por ele ter sido um grande presidente de esquerda de um grande país, ou que um poder funesto o tenha sucedido; mas simplesmente porque nós temos a convicção através das revelações feitas pelo jornal THe Intercept no mês de junho deste ano, que a investigação, que se chama Lava Jato, que visava o presidente Lula, foi motivadas por considerações puramente políticas", afirmou o parlamentar francês.

Com informações do Brasil/247

___
Lula é confirmado como Cidadão de Honra da capital francesa, Paris Lula é confirmado como Cidadão de Honra da capital francesa, Paris Reviewed by DMM on quinta-feira, outubro 03, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário


SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.

O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não há necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD