PF cumpre mandados contra acusados de comprar votos na eleição de 2018 no AP
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Macapá em continuidade à operação "Cícero", na manhã desta terça-feira (9). A operação, que investiga um grupo suspeito de atuar na compra de votos no 1º turno das eleições de 2018 — e que teria resultado na eleição de uma deputada estadual e outra federal —, cumpre medida cautelar contra Eliana de Fátima Aguiar Freitas, Edson Cristovão do Nascimento Lima Castelo, Hugo Tibiriçá Paranhos Cunha, Jussara Souza Duarte, George Sávio de Oliveira Borralho, Angelo de Souza Ferreira e Hildegard de Oliveira Gurgel
As investigações apontam que o grupo teria captado votos ilegalmente das mais diversas formas, como entrega de bens, marcação de consultas médicas e transporte irregular.
A partir do material colhido na 1ª fase da operação, em dezembro de 2018, a PF apurou que uma deputada federal eleita orientava os demais integrantes do esquema sobre a entrega de vantagens em troca da obtenção de votos. Ao menos R$ 200 mil foram empregados na captação ilícita
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, compra de votos e transporte coletivo de eleitores, com penas que podem chegar a 13 anos de prisão.
Operação Cícero
De acordo com a corporação, o nome da operação faz alusão à obra “Como ganhar uma eleição”, do pensador romano Quintus Tullius Cícero.
A PF acrescenta que o manual ensina estratégias que deveriam ser adotadas em uma campanha política bem-sucedida.
Com informações da PF e G1/AP
___
PF cumpre mandados contra acusados de comprar votos na eleição de 2018 no AP
Reviewed by DMM
on
terça-feira, abril 09, 2019
Rating:

Post a Comment