Header AD

PF cumpre mandados contra acusados de comprar votos na eleição de 2018 no AP

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Macapá em continuidade à operação "Cícero", na manhã desta terça-feira (9). A operação, que investiga um grupo suspeito de atuar na compra de votos no 1º turno das eleições de 2018 — e que teria resultado na eleição de uma deputada estadual e outra federal —, cumpre medida cautelar contra Eliana de Fátima Aguiar Freitas, Edson Cristovão do Nascimento Lima Castelo, Hugo Tibiriçá Paranhos Cunha, Jussara Souza Duarte, George Sávio de Oliveira Borralho, Angelo de Souza Ferreira e Hildegard de Oliveira Gurgel


A operação "Cícero", deflagrada pela Polícia Federal (PF), cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Macapá, na manhã desta terça-feira (9). Entre eles, os de prisão provisória de Eliana de Fátima Aguiar Freitas, Edson Cristovão do Nascimento Lima Castelo, Hugo Tibiriçá Paranhos Cunha, Jussara Souza Duarte, George Sávio de Oliveira Borralho, Angelo de Souza Ferreitra e Hidegard de Oliveira Gurgel.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal e cumpridos em residências da capital; a operação é a continuidade da operação "Cícero", cuja primeira fase visou alvos que teriam beneficiado as deputadas federal Aline Gurgel (PRB) e a estadual Aldilene Souza (PPL).

As investigações apontam que o grupo teria captado votos ilegalmente das mais diversas formas, como entrega de bens, marcação de consultas médicas e transporte irregular.

A partir do material colhido na 1ª fase da operação, em dezembro de 2018, a PF apurou que uma deputada federal eleita orientava os demais integrantes do esquema sobre a entrega de vantagens em troca da obtenção de votos. Ao menos R$ 200 mil foram empregados na captação ilícita

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, compra de votos e transporte coletivo de eleitores, com penas que podem chegar a 13 anos de prisão.

Operação Cícero

De acordo com a corporação, o nome da operação faz alusão à obra “Como ganhar uma eleição”, do pensador romano Quintus Tullius Cícero.

A PF acrescenta que o manual ensina estratégias que deveriam ser adotadas em uma campanha política bem-sucedida.

Com informações da PF e G1/AP
___
PF cumpre mandados contra acusados de comprar votos na eleição de 2018 no AP PF cumpre mandados contra acusados de comprar votos na eleição de 2018 no AP Reviewed by DMM on terça-feira, abril 09, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário


SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.

O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não há necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD