Header AD

Capi e Waldez debatem o futuro dos amapaenses na TV Amapá.

Candidato do PSB, Capi40 e Waldez12, do PDT, debateram o futuro do Amapá durante quase 2h na Rede Amazônica de Televisão, em noite desta quinta-feira (25). Os candidatos ao governo do Amapá discutiram ideias e propostas para área de saúde, segurança pública, energia elétrica, educação e agronegócio.


O debate foi mediado pelo jornalista Roberto Paiva e realizado nos estúdios da emissora, em Macapá. Foi o último debate promovido pela Rede Amazônica antes da votação de domingo (28).

O debate teve quatro blocos. O primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre; o segundo com temas determinados por sorteio na hora do debate pelo mediador; no último bloco também foram incluídas as considerações finais de cada candidato.

Os candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, um minuto e 30 segundos para as respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. No quarto e último bloco, cada candidato teve dois minutos e meio para fazer suas considerações finais.

Veja principais pontos entre Capi20 x Waldez12:

SAÚDE:

Capi40:

"O povo está sofrendo no Hospital de Emergências, eu estive lá, é uma praça de guerra. É uma tormenta, um sofrimento atroz. Isso precisa ser resolvido, eu vou resolver esse problema grave que o povo está vivendo. Estive com o ministro do Exército, conversando sobre a possibilidade de deslocar um hospital de campanha, e o ministro se mostrou aberto, e nós vamos fazer isso a partir de janeiro, para resolver de imediato, enquanto a gente constrói o prédio de seis andares do novo Hospital de Emergências. Eu falo em nome das pessoas que estão sofrendo, eu estive ali, e vi o drama que essas pessoas estão vivendo".

Waldez12

"O esforço que nós temos feito, tem problemas sim a saúde, mas a saúde é um problema nacional. O Amapá foi identificado como um dos estados que mais investiu em saúde, mesmo com essa crise. A verdade é que temos que avançar muito, mas conseguimos, por exemplo, aumentar 20% dos leitos no estado do Amapá, dobramos o número de médicos, conseguimos diminuir o número de mortalidade, reduzimos para 12%, e conseguimos fazer obras, além de valorizar o servidor público".

EDUCAÇÃO

Capi40:

"Eu tenho propostas. De descentralizar o orçamento para as escolas. Elas vão ter recursos para comprar a merenda regionalizada no entorno da escola, incluindo as frutas. Esses recursos circulando no entorno da escola vão dinamizar a economia local. Vão comprar das mercearias, das batedeiras de açaí e isso nós vamos fazer. Vamos valorizar, como sempre fizemos, com nossos professores. Garantindo a formação continuada a esses mestres. Vamos colocar wi-fi com internet aberta em todas as escolas com mediação dos professores. Eu construí, 78 escolas nos meus anos de governo, universalizamos o ensino médio e o fundamental".

Waldez12:

"Foi feita uma incorporação da regência de classe sem discutir com os sindicatos. Pegamos salários com atrasos de salários de seis meses para profissionais da educação. Atualizamos, pagamos o 13º salário dos professores, pagamos merendeiras, serventes, vigilantes, transportadores escolares e atualizamos todos. Já climatizamos mais de 160 escolas".

SEGURANÇA PÚBLICA

Capi40:

"As pessoas estão morrendo assassinadas, a violência está fora de controle, não tem gasolina para as viaturas. Porque não se investe, como é possível 15 anos depois, a polícia ter um orçamento de 2017 de R$ 5,5 milhões é insuficiente. O orçamento para a Polícia Militar em 2018 para atender os mesmos padrões de 2002 necessitaria de pelo menos R$ 25 milhões. Sem dinheiro, a nossa polícia Militar, Civil, que são eficientes, estão de mãos atadas".

Waldez12:

"A sobrecarga grande do policial militar. Todo ano indo para a reserva, aposentadoria, de quase 200 profissionais durante seis anos de sobrecarga. Realizei todos os concursos públicos, estamos incorporando mais de 1 mil novos profissionais na segurança pública. Polícia Civil, Militar, Polícia Técnica, estamos licitando mais 165 novas viaturas, retomei o GTA, fortaleci o Bope, licitando mais de 100 milhões em infraestrutura. Não perdi nenhum centavo de recurso federal".


Com informações do G1/AP.
__
Capi e Waldez debatem o futuro dos amapaenses na TV Amapá. Capi e Waldez debatem o futuro dos amapaenses na TV Amapá. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, outubro 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário


SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.

O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não há necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD