Header AD

Ibope e Mentor Inteligência mostram divergências em dados do 2º lugar ao GEA.

A pesquisa do Instituto Mentor Inteligência registrada no T.R.E na segunda-feira (07/08) aponta empate técnico na disputa pela segunda colocação em corrida pelo governo do Amapá, enquanto dados do Ibope, publicado nesta sexta-feira (17/08) destoa completamente os números entre segundo e terceiro colocado. Discrepância chama atenção, pois em apenas dez dias da publicação de um levantamento para outro, não houve qualquer evento factível para justificar diferenças tão significativas.


Os cruzamentos dos dados das pesquisas Mentor e Ibope, os dois principais Institutos de pesquisas eleitorais no Amapá nesse pleito, a primeira registrada no Tribunal Regional Eleitoral (T.R.E) no dia (07/08) e a segunda publicada nesta sexta-feira (17/08) revelam divergência entre os números apurados em seus levantamentos, diferenças gritantes quando se compara a corrida pela segunda colocação, embora os dois levantamentos confirmam dentro da margem de erro dados ao primeiro colocado, ao senador socialista João Capiberibe.

Os dados da Mentor Inteligência mostram ex-governador do Amapá, João Alberto Capiberibe na dianteira, com 29,4%; Davi Alcolumbre (DEM-AP) aparece com 19,5% e Waldez Góes (PDT-AP) tem 18,3%. Os dados do Ibope, no entanto, diferem largamente aos da Mentor, principalmente os números da disputa pela segunda vaga ao segundo turno.

No levantamento estimulado do IBOPE Inteligência no Amapá a pedido da Rede Amazônica, Capi aparece à frente, com 33% das menções, seguido por WALDEZ (PDT-AP) com 26% das intenções de voto. DAVI, do DEM-AP, aparece com 20%.

A diferença gritante está nos dados do segundo colocado.  A Mentor inteligência traz empate técnico entre Waldez Góes e Davi Alcolumbre, com 19,5% e 18,3%, respectivamente, contudo, o Ibope traz diferenças de 6p.p, com Waldez 26% e Davi com 20%. Larga margem de um para outro chamou atenção, pois em apenas dez dias das publicações entre levantamentos, não houve qualquer evento factível para justificar divergências tão significativas.

Especulação

As explicações nos bastidores da política tucuju apontam para supostos equívocos do Ibope em relação à candidatura de Davi Alcolumbre. Fonte do DMM que não quis se identificar falou sobre a desconfiança entre os números colocados para o segundo lugar. “Há suspeita que os dados do Ibope refletem os interesses de quem pagou a pesquisa [TV Amapá]. Não é interessante para o veículo, ou vai contrário aos seus interesses, a eleição do Davi”. Segundo esta fonte, os interesses suspeitos estão ligados a “interesses econômicos”, diz.

Metodologia/Ibope

A pesquisa foi contratada pela Rede Amazônica de Televisão (TV Amapá), realizada entre os dias 13 e 16 de agosto (registro Nº AP-03839/2018), ouviu 812 eleitores nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, com 95% de confiança.

Metodologia/Mentor

A pesquisa foi contratada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil(CTB), realizada entre os dias 28/7 e 1/8 pelo Instituto Mentor Inteligência (registro Nº AP-03758/2018), ouviu 640 eleitores nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão. A margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos.

*****
Leia mais:

Ibope: 39% acham que Capi vence disputa para o governo do Amapá.

Ibope: Capi lidera com 39% dos votos válidos.

Ibope: Randolfe e Janete lideram corrida ao Senado.

Apenas 18% dos amapaenses aprovam Governo Waldez, diz Ibope.

Ibope: Waldez é o candidato com maior rejeição.

Capi lidera com folga disputa ao Governo, aponta IBOPE no Amapá.

Waldez, o mais rejeitado em pesquisa que PDT tentou impugnar no TRE-AP.

TRE nega pedido do PDT para impugnar pesquisa eleitoral.

Randolfe e Janete lideram corrida ao Senado, aponta pesquisa.

Mais de 34% dos eleitores acham que Capiberibe vence eleição no AP, diz pesquisa.

Capiberibe lidera com folga em primeira pesquisa registrada no AP.

___
Ibope e Mentor Inteligência mostram divergências em dados do 2º lugar ao GEA. Ibope e Mentor Inteligência mostram divergências em dados do 2º lugar ao GEA. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, agosto 19, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário


SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.

O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não há necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD