Header AD

HC de Lula: Rosa Weber muda voto anterior e manda Lula para a cadeia.

A ministra Rosa Weber deu o quarto voto contra o pedido de habeas corpus preventivo ao ex-presidente Lula no julgamento do Supremo Tribunal Federal. Com decisão, votação fica em 4 a 1 contra Lula, tornando mais próxima a prisão do petista.


Do UOL, em Brasília --- Apontada como dona de posição decisiva, a ministra Rosa Weber votou nesta quarta-feira (4) por rejeitar o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixando o placar no STF (Supremo Tribunal Federal) em 4 votos a 1 contra o petista.

Com isso, a ministra negou o recurso de Lula contra a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e foi a favor de que o petista possa ser preso após o fim do julgamento de seu processo na segunda instância. Lula foi condenado em segunda instância, pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além de Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin, negaram o pedido da defesa de Lula para evitar a prisão dele na Operação Lava Jato após o fim da análise dos recursos na segunda instância. Único ministro a divergir até o momento, Gilmar Mendes votou a favor de que Lula só possa ser preso após ter seus recursos julgados pelo STJ. Ainda faltam os votos de seis ministros.

Se os demais seis ministros que ainda faltam votar mantiverem seu entendimento, o placar do julgamento deve ficar em 6 votos a 5 contra Lula. Todos os ministros podem alterar seus votos até o final do julgamento.

Rosa Weber votou contra a prisão em segunda instância em 2016, mas foi voto vencido e passou a adotar a posição da maioria do STF ao decidir sobre pedidos de liberdade, com o argumento de que deveria seguir o entendimento que prevaleceu no Supremo. Como o recurso de Lula está sendo julgado pelo plenário do tribunal, Rosa tanto poderia decidir votar de acordo com sua convicção pessoal, que é contra a prisão na segunda instância, quanto continuar a adotar o entendimento de que deve seguir a maioria.

[...]
___
HC de Lula: Rosa Weber muda voto anterior e manda Lula para a cadeia. HC de Lula: Rosa Weber muda voto anterior e manda Lula para a cadeia. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, abril 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


Post AD