Header AD

Antônio Nogueira sobre prisão de Lula: Mídia fabrica uma “massa de mentes alienadas”.

O presidente do Partido dos Trabalhadores do Amapá, Antônio Nogueira, em artigo especial, atesta que “maioria do povo brasileiro não tem informação da verdadeira causa que tirou a liberdade do líder petista, Luís Inácio Lula da Silva”, preso recentemente por “corrupção e lavagem de dinheiro na lava jato”, desdobramento de ação judicial contestada por 122 juristas brasileiros e do exterior. “Uma condenação sem provas materiais, com prisão executada em total desrespeito à Constituição Federal”, denuncia Nogueira. “Com o propósito único de inviabilizar a candidatura de Lula à presidência da República nas eleições deste ano”. O ex-prefeito de Santana (AP) aponta um dos responsáveis pela prisão do ex-presidente: a imprensa. O petista faz uma verificação dos fatos e constata que a mídia fabrica uma “massa de mentes alienadas, submissas e seguidoras de interesses de poucos”. Ele aponta uma saída para a democracia brasileira: a mídia alternativa digital em internet. Nogueira averigua também o produto da alienação patrocinada pela mídia velha: “Sem Lula na presidência já acabaram com os direitos trabalhistas, (...). Sem Lula na presidência, o Governo e o Congresso Nacional já entregaram, por lei, a exploração das nossas riquezas minerais como o “pré-sal” para as multinacionais de fora do país, (...). Sem Lula na presidência, pobre, preto e minorias estão voltando a ser excluídos e impossibilitados de serem atendidos com Programas financiados por uma fatia maior da riqueza produzida no país, como: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Pronatec; FIES; PROUNI e Luz Para Todos”. Ele exalta mais uma vez a importância da mídia alternativa para tirar o Brasil do rumo “de uma estatística lastimável (a de sermos o 3º povo mais alienado em relação à sua própria realidade)”. O “acesso à informação e às opiniões contrárias” pode emancipar o sujeito, sugere o presidente do PT local, para então emendar: “O ser humano terá capacidade para criticar e assim deixar de ser escravo da mídia manipuladora que, além de alienar - formando pessoas sem capacidade de pensar ou agir por si próprios -, faz seguidores”.


ALTERNATIVA À MÍDIA QUE MANIPULA, ALIENA E PRODUZ SEGUIDORES, por Antonio Nogueira - presidente do PT/AP.

A maioria do povo brasileiro não tem informação da verdadeira causa que tirou a liberdade do líder petista, Luís Inácio Lula da Silva. Limitam-se a dizer que foi preso por “corrupção e lavagem de dinheiro na lava jato”, reproduzindo o que a mídia nacional - liderada pelo sistema Globo de comunicação - propaga diariamente, sendo omitido dessa informação o que já está convencionado no meio técnico/jurídico: uma condenação sem provas materiais, com prisão executada em total desrespeito à Constituição Federal, relacionados ao já bastante divulgado apartamento tríplex do Guarujá, em São Paulo. Tudo isso, com o propósito único de inviabilizar a candidatura de Lula à presidência da República nas eleições deste ano.

Os grupos que detém concessão oficial da mídia escrita, radiofônica e televisionada no Brasil são, em quase sua totalidade, declarados de pensamento liberal, que representa a direita brasileira. Daí a dificuldade de se ter acesso ao contraditório, ainda mais para uma numerosa população que já ultrapassa os 200 milhões de habitantes. O resultado não poderia ser diferente, se não a fabricação em massa de mentes alienadas, submissas e seguidoras de interesses de poucos. E é aí que a mídia alternativa é fundamental para possibilitar o contraditório e estimular a participação da sociedade no debate franco e honesto daquilo que acontece em nosso país.

Somente os meios de comunicação alternativos denunciaram o golpe político brasileiro recente, que iniciou em 2016 com o “impeachment” da ex-presidente Dilma Rousseff, chegando ao seu ápice na prisão de Lula, com o objetivo de impedi-lo de participar das eleições presidenciais deste ano, quer seja como candidato, quer seja como apoiador de outra candidatura de esquerda, pois todas as pesquisas de opinião pública dão como certa a vitória do petista em todos os cenários pesquisados, além de mostrar o poder de transferência de votos, caso deseje indicar outra pessoa, o que frustraria o intento dos articuladores do golpe, que é a consolidação deles no poder.

A mídia de direita jamais vai divulgar que tudo isso faz parte de uma investida envolvendo setores dos “quatro” Poderes da nação brasileira: executivo, legislativo, judiciário e a imprensa, tal qual verbalizou o atual líder do governo Temer, Senador Romero Jucá (MDB), quando, em conversa telefônica antes do “impeachment” de Dilma, disse que era preciso fazer um pacto nacional “com o Supremo, com tudo”: o Congresso Nacional aprovou o absurdo impedimento da ex-presidente Dilma, dando posse ao então vice-presidente Michel Temer na Presidência da República; a Justiça agiu na célere condenação em segunda instância, por convicção e sem provas materiais, e na prisão inconstitucional do Lula; a Imprensa preparou o caminho para o golpe, transformando mentiras em verdades junto à opinião pública, antes e depois do julgamento, preparativos esses para consolidar a condenação e, consequentemente, o indeferimento do futuro registro da candidatura de Lula, com o apoio raivoso das pessoas por ela manipuladas.

E o que os manipuladores ganham com isso? Dinheiro, muito dinheiro, pois sem Lula na presidência já acabaram com os direitos trabalhistas, fazendo com que as grandes empresas ficassem mais poderosas, financeiramente. Sem Lula na presidência, o Governo e o Congresso Nacional já entregaram, por lei, a exploração das nossas riquezas minerais como o “pré-sal” para as multinacionais de fora do país, fortalecendo o capitalismo mundial que prega a liberdade individual em detrimento da miséria do povo pobre que é quem produz a riqueza. Sem Lula na presidência, pobre, preto e minorias estão voltando a ser excluídos e impossibilitados de serem atendidos com Programas financiados por uma fatia maior da riqueza produzida no país, como: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Pronatec; FIES; PROUNI e Luz Para Todos.

Daí a importância de buscarmos meios alternativos para educar o povo com informações que o faça pensar, para que tire suas próprias conclusões sobre os mais variados acontecimentos, ajudando a tirar o país de uma estatística lastimável (a de sermos o 3º povo mais alienado em relação à sua própria realidade), fabricada pela mídia tradicional que entretém para manipular, não informando os lados contraditórios da notícia.

Com acesso à informação e às opiniões contrárias, o ser humano terá capacidade para criticar e assim deixar de ser escravo da mídia manipuladora que, além de alienar - formando pessoas sem capacidade de pensar ou agir por si próprios -, faz seguidores.

(*ANTONIO NOGUEIRA é professor e presidente do PT/AP)

____

Antônio Nogueira sobre prisão de Lula: Mídia fabrica uma “massa de mentes alienadas”. Antônio Nogueira sobre prisão de Lula: Mídia fabrica uma “massa de mentes alienadas”. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, abril 12, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


Post AD