Header AD

Blog do Seles Nafes é denunciado ao MPF por suspeita de fraude em enquete.

O blog do jornalista Seles Nafes é suspeito de fraude em enquetes para favorecer pré-candidato ao Senado de fora do estado e candidatura ao governo do Amapá. Enquetes teriam sido fraudadas por votos manipulados por robôs cibernéticos.


A ação foi impetrada junto ao Ministério Público Federal por um internauta que não concordou com uma enquete promovida no site de notícias www.selesnafes.com, que queria saber opinião das pessoas com relação a eleição para o governo do Estado.

O blog sonda com pergunta se a eleição para governador do Amapá fosse hoje, em quem o internauta votaria. Lembra que é permitido apenas um voto por IP (Internet Protocol) e por e-mail. No entanto, vídeo que viralizou no WhatsApp e nas redes sociais, nesta quarta-feira (21), mostra que é possível votar várias vezes.

---‘Ocorre, que surgiu nas redes sociais, informações concretas de que a coleta está sendo fraudada, uma vez que não há o menor controle quanto a utilização de robôs, bem como que a divulgação da mesma se dará fazendo, às vezes, de pesquisa eleitoral, ou seja, em total dissonância com os preceitos finalísticos da legislação eleitoral, os quais veda a utilização de coleta de opinião e voto sem a garantia da lisura de sua coleta, mesmo que feito na forma de enquete, pois é evidente o potencial de influenciar o eleitorado naquele campo denominado de voto útil’--- informa denúncia.

Seles Nafes publicou texto no seu blog no qual faz defesa das enquetes, mas não negou fraudes. “O objetivo da enquete é apenas movimentar o cenário político, mostrando às pessoas quem são os nomes que estarão no pleito deste ano. Mas, para os partidos políticos, o espaço virou vitrine e vidraça, neste último caso para quem aparece em desvantagem na soma dos votos”.

---‘Se é possível burlar o IP, então ambos os lados poderão estar fazendo’--- amenizou o blogueiro.

Com informações do Mz Portal

___

Blog do Seles Nafes é denunciado ao MPF por suspeita de fraude em enquete. Blog do Seles Nafes é denunciado ao MPF por suspeita de fraude em enquete. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, março 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário


SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.

O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não há necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD