Grávida espera mais de três dias para tirar bebê morto da barriga em Macapá.
Lizandra da Cunha não sentia a filha de sete meses mexer e procurou atendimento. Noutro caso de suposto descaso, há exatos um mês, foto que mostrava mãe dando à luz no chão da maternidade de Macapá viralizou na internet. Desta vez, segundo a direção do Hospital, período de mais de três dias foi necessário para evitar cesárea, que poderia trazer risco de infecções.
Do G1/AP — Além da dor de perder a primeira filha com sete meses de gestação, a babá Lizandra da Cunha de Paula, de 26 anos, ainda encarou o drama de esperar por mais de três dias para que o feto fosse retirado da barriga dela na rede pública de saúde do Amapá. Ela está internada desde a quarta-feira (22) no Hospital da Mulher Maternidade Mãe Luzia, em Macapá, e a cesárea para retirada do corpo aconteceu no fim da manhã deste sábado (25).
O procedimento foi o fator responsável pela demora superior à 72h, segundo o hospital. A maternidade reforçou que o prazo está dentro das recomendações do Ministério da Saúde e que a cesariana só foi feita após Lizandra não apresentar reação ao medicamento aplicado para a indução do parto. A menina seria a primeira filha da babá.
À espera foi um tormento para o marido dela, o chapeiro Marcio Pereira de Souza, de 32 anos. Ele relata que procurou na maternidade na segunda-feira (20) após identificar que a bebê não se mexia na barriga há três dias. A comprovação do óbito só ocorreu dois dias depois.
Ele temia que a esposa tivesse alguma complicação por permanecer tanto tempo com o feto sem vida. Lizandra apresentava quadro de pressão alta, o que motivou a internação, disse.
"Mandaram ela para casa, porquê não estava sentindo nada. O segundo médico indicou e subiu com ela para o leito da UTI. Queriam induzir ela ao parto, mas não tinha o remédio em Macapá. A gente queria a cesárea diante do grande tempo que o bebê está lá", contou o chapeiro.
[...]
____
Grávida espera mais de três dias para tirar bebê morto da barriga em Macapá.
Reviewed by DMM
on
sábado, novembro 25, 2017
Rating:

Post a Comment