Header AD

Foto histórica revela exuberante euforia no título do Flamengo, de 1980.

"Adorei a liberdade e a expressão. Sem ideia de gênero ou política, simples expressão de felicidade!" Quem escreve é internauta na caixa de comentários de ‘Iconografia da História’, perfil em Facebook, sobre foto histórica do primeiro título do Flamengo, de 1980.

Do Editor.
Iconografia da História.
De acordo com a Iconografia da História, a fotografia foi capturada em 1 de junho de 1980, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Naquele ano o Flamengo ganhou seu primeiro título brasileiro, vencendo de 3 x 2 do Atlético Mineiro.

Na euforia da comemoração, mulher foi flagrada comemorando o título seminua.

Ao contemplar esta maravilhosa cena, de imediato lembrei da letra de Caetano Veloso, na qual ressalta a ‘força da grana que ergue e destrói coisas belas’ e o "Maraca" é uma  dessas coisas belas que se refere o compositor. Até hoje não consigo perdoar (como se de alguma forma fosse relevante) a força da grana que destruiu o velho estádio do Maracanã, o estádio do povo, para colocar no lugar o novo Maracanã, dos pequenos burgueses.

Ainda segundo Iconografia da História, nessa época, o ingresso da arquibancada "geral" do Maracanã custava o preço de um pote de margarina.

****************

Data: 1º de junho de 1980.
O que estava em jogo: o título do Campeonato Brasileiro de 1980.
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Juiz: José de Assis Aragão (SP)
Público: 154.355 pessoas
Os times:
Clube de Regatas do Flamengo: Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.

Clube Atlético Mineiro: João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.
Placar: Flamengo 3×2 Atlético-MG. (Gols: Nunes-FLA, aos 07´, Reinaldo-CAM, aos 8´, e Zico-FLA, aos 44´do 1º T; Reinaldo-CAM, aos 21´, e Nunes-FLA, aos 37´do 2º T).

Veja vídeo dos gols do Título de 80.


____
Foto histórica revela exuberante euforia no título do Flamengo, de 1980. Foto histórica revela exuberante euforia no título do Flamengo, de 1980. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, novembro 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD