Foto histórica revela exuberante euforia no título do Flamengo, de 1980.
"Adorei a liberdade e a expressão. Sem ideia de gênero ou política, simples expressão de felicidade!" Quem escreve é internauta na caixa de comentários de ‘Iconografia da História’, perfil em Facebook, sobre foto histórica do primeiro título do Flamengo, de 1980.
Do Editor.
![]() |
Iconografia da História. |
Na euforia da comemoração, mulher foi flagrada comemorando o título seminua.
Ao contemplar esta maravilhosa cena, de imediato lembrei da letra de Caetano Veloso, na qual ressalta a ‘força da grana que ergue e destrói coisas belas’ e o "Maraca" é uma dessas coisas belas que se refere o compositor. Até hoje não consigo perdoar (como se de alguma forma fosse relevante) a força da grana que destruiu o velho estádio do Maracanã, o estádio do povo, para colocar no lugar o novo Maracanã, dos pequenos burgueses.
Ainda segundo Iconografia da História, nessa época, o ingresso da arquibancada "geral" do Maracanã custava o preço de um pote de margarina.
****************
Data: 1º de junho de 1980.
O que estava em jogo: o título do Campeonato Brasileiro de 1980.
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Juiz: José de Assis Aragão (SP)
Público: 154.355 pessoas
Os times:
Clube de Regatas do Flamengo: Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.
Clube Atlético Mineiro: João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.
Placar: Flamengo 3×2 Atlético-MG. (Gols: Nunes-FLA, aos 07´, Reinaldo-CAM, aos 8´, e Zico-FLA, aos 44´do 1º T; Reinaldo-CAM, aos 21´, e Nunes-FLA, aos 37´do 2º T).
Veja vídeo dos gols do Título de 80.
____
Foto histórica revela exuberante euforia no título do Flamengo, de 1980.
Reviewed by DMM
on
sexta-feira, novembro 10, 2017
Rating:

Post a Comment