Header AD

Camilo coloca na conta de Waldez queda de 5,5% do PIB amapaense.

Ex-governador Camilo Capiberibe atribui à incompetência do governador Waldez Góes retração de 5,5% do PIB amapaense. “A Incompetência de Waldez está afundando o nosso Estado e a inédita queda de 5,5% do PIB amapaense em 2015 comprova isso”, publicou no perfil do Facebook, nesta quarta-feira (22).


---‘ O PIB [Produto Interno Bruto] do Amapá nas gestões do PSB/AP ao contrário do que acontece no governo Waldez sempre cresceu. E mais, cresceu acima do PIB brasileiro!’--- escreveu o ex-governador.

O ex-chefe do Executivo estadual demonstra com números que o Produto Interno Bruto do Amapá cresceu na sua gestão de 2011 a 2014.

---‘Em 2011 enquanto o PIB do país foi de 2,9% o Amapá cresceu 4,9%. Em 2012 o PIB do Amapá foi de mais 7,9% enquanto que o do Brasil cresceu apenas 0,9%. Em 2013 mais uma vez o Amapá cresce acima do Brasil. Nosso estado cresceu 3,2% nesse ano ao passo que o Brasil cresceu 2,3%. Finalmente em 2014, em plena crise, o Amapá cresceu 1,7% enquanto o Brasil registrou um PIB de 0,5%’---, relata Camilo.

Camilo Capiberibe aponta ainda que a partir de 2015, com o governador Waldez no comando do governo do Amapá, “a queda foi vertiginosa e pela primeira vez o Amapá teve PIB negativo”.

No período, enquanto o Brasil encolheu 3,5% em 2015 o Amapá recuou 5,5%.

---‘Isso significa que empresas fecharam e continuam fechando, pessoas perderam seus empregos e continuam sendo demitidas e que a população está empobrecendo num ritmo maior ao vivenciado pelo resto do povo brasileiro nos demais estados da federação’---, compara em relação à queda maior do PIB amapaense com índices dos outros estados da federação.

Camilo sequencia as causas do retrocesso econômico do Amapá. (1) paralização das obras; (2) parcelamento dos salários; (3) inchaço da folha de pagamento com contratos administrativos; (4) elevação do próprio salário de governador, vice e secretários; (5) demissão de vigilantes e o corte dos programas sociais como o Renda pra Viver melhor.

--‘Essas medidas e outras estão afundando o Amapá’---, conclui.

Outro lado

Waldez tem falado na imprensa que a crise no Amapá é devido à crise econômica por qual passa o país, com suposta diminuição nos repasses constitucional da União do Fundo de participação dos Estados (FPE) e queda na arrecadação. Além disso, segundo o governador, o Amapá administrou a crise melhor que outros estados.
____

Camilo coloca na conta de Waldez queda de 5,5% do PIB amapaense. Camilo coloca na conta de Waldez queda de 5,5% do PIB amapaense. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, novembro 22, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD