Header AD

Dia do Professor, dia da Professora! - por Adalberto Carvalho Ribeiro.

Artigo em alusão às reflexões sobre o dia do professor, 15 de outubro.


Dia do Professor, dia da Professora! - por Adalberto Ribeiro(*).

Essa é uma profissão de massa, além de ser uma "profissão massa". Eu adoro ser professor! Porém as profissões de massa na ordem capitalista não podem receber altos salários. É a lei do capital. Só quando mudarmos essa lógica que, aliás, de um ou outro modo está sendo mudada, afinal, apesar da ordem a sociedade é dinâmica.

Sou daqueles que entende o enorme valor do professor e que consideram que a sociedade também dá o maior valor a esses profissionais. O não reconhecimento dessa profissão (como dizem) é de natureza mais financeira do que das outras dimensões. Sempre há muitos aplaudindo um professor!
Nossa profissão cumpre uma extraordinária função social. Também comungo da ideia de que, a rigor, todas as pessoas são intelectuais, porém a matéria prima dos professores e professoras é diferenciada: trabalhamos com o conhecimento, o que nos torna, obviamente, diferenciados. E, por isso mesmo temos a possibilidade - mais que outros trabalhadores - de sistematizar as ideias e formulá-las melhor. O conhecimento talvez seja a única matéria prima (no sentido amplo da palavra) cuja natureza seja libertar as consciências.

Exercendo nossa função social contribuímos para os destinos da nação formando as futuras gerações. Contribuímos para transformar a sociedade por intermédio da Escola (com ou sem partido).
A natureza dessa nossa profissão tem algo de REVOLUCIONÁRIO. Certamente, por isso os professores e professoras preocupem tanto os poderosos.

Deixo aqui o meu reconhecimento, o meu afeto, o meu abraço a cada colega professor e professora. Vocês me representam porque TRANSFORMAM a sociedade para melhor porque estamos em uma luta constante.

Somos, acima de tudo, militantes da Educação.
VIDA QUE SEGUE! LUTA QUE SEGUE!

(*) Professor Doutor pela Universidade Federal do Pará e ex-secretário de Estado de Educação do Governo do Amapá.
___
Dia do Professor, dia da Professora! - por Adalberto Carvalho Ribeiro. Dia do Professor, dia da Professora! - por Adalberto Carvalho Ribeiro. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, outubro 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD