Header AD

Exposição que não provoca reflexão não pode ser associada à arte.

Abaixo, quatro 'provocações', o poema de Ori Fonseca, a ilustração 'A mulher amaldiçoada', La femme damnée é um óleo sobre tela de autoria do francês Octave Tassaert e foi criada em 1859, e os Davi´s dos renascentistas, Miguelngelo e Donatello.

Do Editor.
À esquerda, Davi, de Donatello, no centro, La femme damnée, óleo sobre tela de autoria do francês Octave Tassaert, de1859; à direita, Davi, de Miguelangelo.

Arte é uma questão de percepção e gosto. Considera-se o que não provoca reflexão não é válida como arte. Nesse aspecto, a exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Contemporânea Brasileira, apresentada pelo Santander Cultural em Porto Alegre é arte, sim!. O que se condena, independente de apreço e gosto, é a censura, ainda mais ridícula propiciada pelo grupelho suspeito do Movimento Brasil Livre, o MBL. Não gosta, não vá à exposição. Simples!.

Há dois momentos na história lamentável que, avaliando hoje, chega a ser hediondo. A queima de arte clássica pelo inquisidor Girolamo Savonarola. Ele liderou movimento de caça às bruxas da arte renascentista. Seu nome ficou eternizado para a história como um dos maiores crápulas que existiu. Girolamo teve uma morte equiparada à sua intolerância medonha.

Outro momento também execrável foi a queima de livros pelo nazista Adolf Hitler. Isso é perigoso porque a história aponta que começa dessa forma e termina queimando gente. Contudo não será o primeiro e nem o último ataque ao papel da arte, o de provocar a humanidade a abrir novos caminhos à diversidade, à pluralidade e à tolerância.

O padrinho do renascentismo italiano, Cosme de Médici, enfrentou o mesmo argumento agora atribuído à exposição Queermuseu, de Porto Alegre, de apologia ao crime, à pedofilia, e a zoofilia, etc. Na próspera cidade de Florença, ao expor a obra 'Davi' esculpida por Donatello há 600 anos, (não confundir com “Davi”, de Miguelangelo) ocorreu o mesmo esboço de reprovação e censura. A obra chegou a ser considerada criminosa, associada à apologia ao homossexualismo e à sodomia.

,Ao contrário do que propagou Oscar Wilde, todavia, a arte imita a vida muito mais do que a vida imita a arte.

EXCOMUNGADA

Quero teu corpo maldito,
Excomungado, repartido, retalhado
Quero teu corpo desgraçado
Putrefato, comido, deformado
Quero teu corpo decomposto
Fedido, cedido, estragado
Quero teu corpo como ninguém mais o quisera
Pra que eu sozinho, de rapina,
O possa consumir sem conviva, sem companhia...
Sozinho... sozinho... sozinho.

Ori Fonseca, no Facebook.
Atualizado em 14/09/2017, às 20h00'.
____
Exposição que não provoca reflexão não pode ser associada à arte. Exposição que não provoca reflexão não pode ser associada à arte. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, setembro 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD