Header AD

Ex-Ministro Gilberto Carvalho participa de evento da CUT em Macapá.

O ex-chefe de Gabinete dos governos Lula e ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República no governo Dilma, Gilberto Carvalho (PT), participou em Macapá, nesta sexta-feira, 18, de uma plenária com o movimento sindical, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-AP).


Gilberto Carvalho tem uma biografia bastante peculiar. Na infância e na adolescência passou por três seminários – no primeiro entrou com 11 anos. Mais tarde, já formado em filosofia na Universidade Federal do Paraná, estudaria no Studium Theologicum de Curitiba, curso que não chegou a concluir. Também cursou alguns anos de teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e fez especialização em gerenciamento público, em instituições de Venezuela, México e Espanha.

Em mais de 30 anos de convivência, iniciada na greve dos metalúrgicos do ABC em 1980, Gilberto Carvalho, estabeleceu uma relação de confiança com Lula, que vai muito além dos pronomes de tratamento. Carvalho é um dos companheiros históricos e colaboradores mais próximos do ex-presidente e fundador do PT e da CUT.

Aos 24 anos, decidiu morar em uma favela da cidade para dar assistência à população pobre do local. Mais tarde, trabalhou em uma indústria de plásticos na capital paranaense e em uma metalúrgica em São Paulo. Estava no caldeirão na hora em que o fogo foi aceso. Entrou para o movimento sindical e participou da fundação do PT. Ao longo da década de 80, manteve um pé na Igreja Católica – integrou as Comunidades Eclesiais de Base e a Pastoral Operária – e outro na política – foi candidato, derrotado, a deputado federal constituinte em 1986.

Desde a era Lula, Carvalho notabilizou-se por algumas missões estratégicas nos governos do PT. Seja em períodos de campanha eleitoral ou na travessia dos mandatos, foi o principal interlocutor dos governos petistas com a Igreja Católica e, por atração gravitacional, demais segmentos religiosos e movimentos sociais.

Durante a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, Carvalho passou uma semana na cidade. Foi a face do Planalto junto à Jornada Mundial da Juventude.

A palestra de Gilberto Carvalho sobre a Conjuntura Política Nacional foi realizada na manhã desta sexta-feira, 18. Na sede do Sindicato dos Urbanitários.




___
Ex-Ministro Gilberto Carvalho participa de evento da CUT em Macapá. Ex-Ministro Gilberto Carvalho participa de evento da CUT em Macapá. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, agosto 18, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD