Unifap identifica cerca de 500 acadêmicos irregulares.
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) coleta dados de acadêmicos que perderam prazo para concluir graduação. Perda de vaga é provocada depois de dois anos sem matrícula ou rendimento do curso. A Instituição começou a fazer levantamento e vagas serão novamente ofertadas nos vestibulinhos.
Do G1-AP — Em torno de 500 acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) matriculados desde a década de 1990 poderão entrar em processo de jubilamento e serem desligados das atividades acadêmicas ainda em 2017.
Entre os casos está o de uma estudante do curso de história que estava há 15 anos na Unifap e foi desligada em maio das atividades acadêmicas. Ela havia entrado na justiça pedindo que a instituição mantivesse a matrícula dela mesmo após fim do prazo legal para concluir a graduação.
“Antes não conseguíamos fazer esse processo com eficácia porque era feito de forma manual, em um sistema antigo. Agora, com a implantação do novo sistema, a gente já consegue saber com grau de confiabilidade maior que de fato o aluno já cumpriu os requisitos que estão no nosso estatuto sobre o jubilamento”, comentou a reitora Eliane Superti.
Na Unifap, o acadêmico pode ficar 4 semestres consecutivos ou 5 semestres intercalados sem matrícula ou rendimento, sem justificativa. Passou esse período, a universidade declara perda da vaga.
“Esses números são muito volumosos em função do histórico da universidade não ter conseguido fazer isso desde o início. Tinha aluno aqui desde a década de 1990. Agora estamos no segundo levantamento, já estamos em 500 candidatos a perda de vaga, porque descumprem o regimento da Unifap, aplicada a todos de maneira igualitária”, disse Eliane.
A maioria dos cerca de 500 acadêmicos identificados esse ano estavam matriculados nas licenciaturas e em polos no interior do estado, que foram suspensos e os acadêmicos não conseguiram acompanhar as aulas na capital.
[...]
___
Unifap identifica cerca de 500 acadêmicos irregulares.
Reviewed by DMM
on
segunda-feira, junho 05, 2017
Rating:

Post a Comment