Header AD

Gilmar salva Temer, que segue presidente.

Plenário absolve o presidente Michel Temer no processo que o faria deixar o cargo. Voto decisivo foi do presidente do Tribunal, Gilmar Mendes.

Crédito: TSE.

Da Rede Brasil Atual.

São Paulo – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, votou contra a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. Com a decisão, foram quatro votos contra a cassação – além de Gilmar, Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga  e Tarcísio Vieira e, a favor, o relator, Herman Benjamin, Luiz Fux e Rosa Weber, que chamou o voto de "histórico".

Benjamin votou pela cassação da chapa por abuso de poder político e econômico pelo recebimento de propina para financiar parte da campanha. Ele ponderou, no entanto, que os crimes atribuídos à chapa vencedora também foram praticados por outros partidos.

O pedido de cassação foi feito pelo PSDB, pouco depois das eleições de 2014, quando o candidato Aécio Neves perdeu para Dilma Rousseff (PT). O TSE passou a analisar  suspeitas de irregularidade nos repasses a gráficas que prestaram serviços à campanha eleitoral de Dilma e Temer. Recentemente, Benjamin decidiu incluir no processo o depoimento dos delatores ligados à empreiteira Odebrecht investigados na Operação Lava Jato. Os delatores relataram que fizeram repasses ilegais para a campanha presidencial.

Em dezembro de 2014, as contas da campanha da então presidenta Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer, foram aprovadas com ressalvas e por unanimidade no TSE. No entanto, o processo foi reaberto porque o PSDB questionou a aprovação. Segundo entendimento do TSE, a prestação contábil da presidente e do vice-presidente é julgada em conjunto.

Em diálogos noticiados recentemente, Aécio Neves diz ter acionado a chapa no TSE "só para encher o saco do PT".
____
Gilmar salva Temer, que segue presidente. Gilmar salva Temer, que segue presidente. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, junho 10, 2017 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD