Header AD

Com apoio do Planalto, senador amapaense é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente.

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito nesta terça-feira (4) presidente da Comissão de Meio Ambiente  (CMA) depois que o senador Hélio José (PMDB-DF) retirou sua candidatura a pedido do líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), quando constataram que não haveria votos suficientes para vencer. Racha decorre da fissura nas relações entre o presidente Michel Temer e Renan Calheiros.


O senador amapaense pode ter obtido êxito devido a relações estremecidas entre Michel Temer e Renan Calheiros. O senador alagoano não tem poupado críticas ao governo federal e teria rompido com o Planalto prevendo dificuldades eleitorais em 2018, em Alagoas, onde tem o filho governador.
O senador Hélio José explicou que não enxergava o Senado como local “para disputas fraticidas” e que “na ausência de entendimento a alternativa era seguir o pedido do líder Renan Calheiros”.

O senador Davi Alcolumbre, após eleito, destacou sua preocupação com as questões ambientais e destacou que o Amapá tem 95% de sua cobertura florestal preservada e possui o maior parque de floresta tropical do país, que “tomou 33,4% do território do estado”.

Sequelas

Na disputa estavam os senadores Hélio José (PMDB-DF) e Davi Alcolumbre (DEM-AP). Para o senador Renan Calheiros, que abriu os debates, a eleição da presidência da CMA era a reta final de todo o processo para escolha dos presidentes das 13 comissões permanentes, mas não escondeu seu descontentamento com a candidatura dos democratas.

Para Renan Calheiros qualquer membro da comissão, como o senador Davi Alcolumbre, tem condições de ser presidente, “mas assegurando a proporcionalidade”. Como o DEM se mantinha determinado a manter a candidatura, Renan pediu para o senador Hélio José retirar a candidatura porque em seu entendimento “essa disputa não engrandece o Senado e seja quem for que o DEM indicar para presidência da Comissão a eleição seja por aclamação com a participação do PMDB”.

O senador José Agripino (DEM-RN) fez um apelo para que “o episódio não crie sequelas e que as relações do PMDB com o DEM e com os demais partidos da Casa não fiquem alteradas, em função da solução que chegamos pelo diálogo e pelo entendimento”.
(Com informações da Agência Senado).

___
Com apoio do Planalto, senador amapaense é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente. Com apoio do Planalto, senador amapaense é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, abril 04, 2017 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD