Header AD

Bastidores de "O que será? (A flor da terra)", de Chico Buarque.

Fragmentos do livro de Wagner Homem traz revelações sobre atmosfera de várias canções do compositor Chico Buarque de Holanda. Abaixo, a história de como se formou o dueto para interpretação de "O que será? (A flor da terra)".

Frame - Youtube.
Segundo o livro “Chico Buarque”, de Wagner Homem, que trata das revelações dos bastidores de criação das músicas do compositor carioca, Bruno Barreto, que dirigia o filme “Dona Flor e seus dois maridos (1976)” pediu a Chico que fizesse uma canção para a referida película. O compositor aceitou e pôs se a trabalhar a letra. Chico viu o copião várias vezes, porém o que lhe vinha sempre à cabeça era as fotos de Cuba que tempos antes o jornalista Fernando Moraes lhe mostrara numa reunião em sua casa. E essas imagens inspiraram o que ele batizou de “cubaião”, baião cubano misturando os ritmos das duas culturas tão parecidas, já que os mesmos negros que aportaram na Bahia foram também foram parar na América Central.

Entretanto, as três letras que Chico fez para o filme nada tem a ver com Cuba, ele garante. Quando, em 1992, ele teve acesso à sua ficha no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), deu de cara com a interpretação que os censores fizeram da letra e achou graça, já que nem ele mesmo sabe “o que será”, e se soubesse não haveria sentido em explicar, uma vez que a letra em si é uma pergunta.

O dueto com Milton Nascimento surgiu de maneira absolutamente casual. Francis Hime tocava a canção ao piano na gravadora quando Milton, que passava no estúdio ao lado, ouviu, encantou-se com a música e sugeriu que fosse cantada em dueto pela dupla. Chico e Francis gostaram da ideia e terminaram os arranjos já considerando a voz do cantor mineiro. No álbum de Chico “ Meus caros Amigos”, ambos cantaram “O que será? (A flor da terra)”, e o álbum “Geraes”, de Milton, repetiram a formação cantando “ O que será? (A flor da pele)”.

(Com fragmentos do livro, "Chico Buarque", de Wagner Homem[2009], pág. 149).


____
Bastidores de "O que será? (A flor da terra)", de Chico Buarque. Bastidores de "O que será? (A flor da terra)", de Chico Buarque. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, março 25, 2017 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD