Header AD

PDT cresce, ganha três capitais e fortalece Ciro na corrida ao Planalto.

Partido criado por Leonel Brizola foi o único da base de Dilma a crescer na eleição municipal e comandará Natal, São Luís e Fortaleza por mais quatro anos.

Ciro e Roberto Cláudio em campanha em Fortaleza: ex-governador e ex-ministro sonha com apoio do PT para disputar a Presidência

Do Congresso em Foco.

POR LEONEL ROCHA | 31/10/2016 11:04
A reeleição do pedetista Roberto Cláudio como prefeito de Fortaleza aumenta o cacife do ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) nas suas negociações para se viabilizar como candidato à Presidência da República em 2018. Sem dizer que é candidato ao Planalto, Ciro tem usado as palestras em universidades pelo país afora para construir uma candidatura independente das cúpulas dos partidos, com críticas generalizadas a todas as legendas.

O prefeito da capital cearense é do grupo político de Ciro e do seu irmão Cid Gomes, também ex-governador do estado. Ele derrotou Capitão Wagner (PR), nome preferido dos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB). A segunda gestão de Roberto Cláudio, se for aprovada como a primeira, servirá de vitrine para o irmão mais velho da família Ferreira Gomes tentar chegar ao Planalto. Roberto Cláudio teve o discreto apoio do governador do PT, Camilo Santana, que preferiu desconsiderar a candidatura da deputada petista Luiziane Lins, que nem chegou ao segundo turno. Mas Fortaleza não será a única vitrine do PDT.

O partido dirigido por Carlos Lupi também reelegeu Carlos Eduardo Alves como prefeito de Natal no primeiro turno e Edivaldo Holanda, de São Luís, no segundo turno. Apoiada pelo governador Flávio Dino, do PCdoB, a reeleição de Holanda reforça uma possível aliança entre os dois partidos para a campanha de 2018 e aumenta a chance de Ciro Gomes conseguir apoio também do PT. O partido dos ex-presidentes Lula e Dilma terá grandes dificuldades em encontrar um nome para concorrer de novo à Presidência depois de tantas crises e prisões de dirigentes envolvidos com corrupção. O PDT foi o único aliado da ex-presidente que conseguiu melhorar seu desempenho em comparação com a eleição anterior.
___
PDT cresce, ganha três capitais e fortalece Ciro na corrida ao Planalto. PDT cresce, ganha três capitais e fortalece Ciro na corrida ao Planalto. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, novembro 01, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD