Header AD

MPF/AP consegue na Justiça que Prefeitura crie Portal da Transparência

A Justiça Federal determinou à Prefeitura de Cutias do Araguari que, no prazo máximo de 60 dias, crie o Portal da Transparência. A decisão liminar obriga a administração a fornecer na internet as informações relativas à execução orçamentária e financeira do município. A medida é resultado de ação civil pública do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) e da Advocacia Geral da União (AGU).

Foto: MPF-AP

Na ação, MPF/AP e AGU apresentaram à Justiça o Ranking da Transparência que atribuiu nota zero ao município quanto ao cumprimento das Leis de Acesso à Informação e da Transparência. O município não pontuou em nenhuma das duas fases da avaliação promovida pelo MPF/AP em 2015. Em dezembro do ano passado, o MPF/AP emitiu recomendação para o Município se adequar à legislação. Contudo, as orientações não foram seguidas, o que levou a instituição em conjunto com a AGU, a adotar a medida judicial.

Na decisão, o juiz considera “incontestável a obrigação dos municípios de realizarem uma adequação de seus endereços eletrônicos, conforme critérios estipulados pela Lei de Acesso à Informação e Lei da Transparência, o que se harmoniza com os princípios da legalidade, publicidade e probidade administrativa”.

Medidas judiciais – Tramitam na Justiça ações contra outros oito municípios em razão do descumprimento das Leis de Acesso à Informação e da Transparência. Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca, Porto Grande, Santana e Tartarugalzinho também não dispunham de informações públicas nos sites das prefeituras. As medidas foram adotadas após pelo menos duas tentativas de solução extrajudicial.
___
MPF/AP consegue na Justiça que Prefeitura crie Portal da Transparência MPF/AP consegue na Justiça que Prefeitura crie Portal da Transparência Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, novembro 01, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD