Header AD

MPF/AP consegue na Justiça que Prefeitura crie Portal da Transparência

A Justiça Federal determinou à Prefeitura de Cutias do Araguari que, no prazo máximo de 60 dias, crie o Portal da Transparência. A decisão liminar obriga a administração a fornecer na internet as informações relativas à execução orçamentária e financeira do município. A medida é resultado de ação civil pública do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) e da Advocacia Geral da União (AGU).

Foto: MPF-AP

Na ação, MPF/AP e AGU apresentaram à Justiça o Ranking da Transparência que atribuiu nota zero ao município quanto ao cumprimento das Leis de Acesso à Informação e da Transparência. O município não pontuou em nenhuma das duas fases da avaliação promovida pelo MPF/AP em 2015. Em dezembro do ano passado, o MPF/AP emitiu recomendação para o Município se adequar à legislação. Contudo, as orientações não foram seguidas, o que levou a instituição em conjunto com a AGU, a adotar a medida judicial.

Na decisão, o juiz considera “incontestável a obrigação dos municípios de realizarem uma adequação de seus endereços eletrônicos, conforme critérios estipulados pela Lei de Acesso à Informação e Lei da Transparência, o que se harmoniza com os princípios da legalidade, publicidade e probidade administrativa”.

Medidas judiciais – Tramitam na Justiça ações contra outros oito municípios em razão do descumprimento das Leis de Acesso à Informação e da Transparência. Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca, Porto Grande, Santana e Tartarugalzinho também não dispunham de informações públicas nos sites das prefeituras. As medidas foram adotadas após pelo menos duas tentativas de solução extrajudicial.
___
MPF/AP consegue na Justiça que Prefeitura crie Portal da Transparência MPF/AP consegue na Justiça que Prefeitura crie Portal da Transparência Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, novembro 01, 2016 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD