Header AD

Senadores amapaenses "estão em plena ascensão", avalia jornalista.

Tanto José Sarney, como Waldez Góes estão em pleno declínio político e administrativo. Quem afirma é o jornalista do grupo Alcolumbre de Comunicação, Rodolfo Juarez. Para ele, enquanto a vida política de Sarney se deteriora muito mais do que a de Waldez Góes, a trajetória política dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre estão em plena ascensão.



Leia.
O “VELHO” E O “NOVO”
Rodolfo Juarez
Desde o domingo do primeiro turno da eleição municipal, que o eleitor macapaense conhece os candidatos que continuam na busca dos votos necessários para ocupar o cargo de prefeito municipal de Macapá.

Também desde aquele momento uma corrida de velocidade, mantendo a tradição, se deu na busca de alianças com nomes que disputaram a eleição, mesmo aqueles que não conseguiram os cargos e até que não votam em Macapá, foram procurados para aderir a fase decisiva da eleição.

No primeiro momento o eleitor foi esquecido e não despertou a atenção dos concorrentes habilitados, demonstrando que muitos ainda não compreenderam o momento, apesar dos recados dados, de forma direta e objetiva, para alguns daqueles que esperavam obter um resultado e que saíram da apuração sem saber explicar o que tinha acontecido.

Aline Gurgel, Ruy Smith e Dora Nascimento foram escolhidos pelos eleitores para demonstrar que eles estão atentos, querendo alterar o quadro de mando. A começar pelos municípios.

Parece que as mal explicadas atitudes do deputado Vinícius Gurgel, o principal líder do grupo de apoio da candidata Aline Gurgel; as avaliações equivocadas do senador João Capiberibe, principal líder do grupo de apoio ao candidato Ruy Smith; e o menosprezo pelo que vem acontecendo, em todo o Brasil, a partir de Curitiba, onde se concentram as ações da Operação Lava-Jato, complicou a votação da candidata Dora Nascimento.

Nem mesmo o cenário mais desfavorável para os candidatos Ruy Smith e Dora Nascimento indicava que a votação dos dois – somadas -, seria inferior à votação do candidato Genival Cruz.
Isso mostra, entretanto, que o eleitor já começou a ser mais exigente, não se conformando mais com as promessas e com métodos já testados e que não deram certo.

O eleitor do segundo turno é o mesmo do primeiro turno e as campanhas serão mais densas, com mais tempo para expor os pontos positivos e negativos de cada um dos candidatos, e os que estarão na linha de apoio a cada um deles.

Está sendo desenhando uma disputa do “velho” contra o “novo”, apesar do candidato Gilvan não ser tão velho, e nem o candidato Clécio não ser tão novo. Mas pode ser assim classificado pelos principais apoiadores de um e de outro.

Senão vejamos:

Os dois principais apoiadores do candidato do PMDB, Gilvan Borges, são José Sarney (PMDB) e Waldez Góes (PDT); os dois principais apoiadores do candidato da REDE, Clécio Luis, são Randolfe Rodrigues (REDE) e Davi Alcolumbre (DEM).

Tanto José Sarney, como Waldez Góes estão em pleno declínio político e administrativo – o primeiro muito mais que o segundo -, enquanto que Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre estão em plena ascensão. Esses são os dois núcleos em torno dos quais se juntam deputados federais, deputados estaduais, vereadores e lideranças localizadas.

O eleitor, então, vai dispor no dia 30 de outubro, dia do segundo turno de votação, das duas vertentes. A do “velho”, com práticas bem conhecidas e resultados também conhecidos; e o “novo” do qual ainda está em busca de consolidação.

Não se trata de sorte. O caso é sério e está nas mãos, ou melhor, na ponta dos dedos do eleitor.
__
Senadores amapaenses "estão em plena ascensão", avalia jornalista. Senadores amapaenses "estão em plena ascensão", avalia jornalista. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, outubro 09, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD