Header AD

Eleição para a Câmara de Municipal de Macapá pode ter alto índice de mudança.

A sete dias das eleições, há possibilidade de elevado índice porcentual de mudança no quadro das vagas para a Câmara Municipal de Macapá, principalmente por causa da mini-reforma eleitoral, que trouxe novas regras. A mais radical foi o encurtamento de 90 para 45 dias para a propaganda eleitoral, com mudanças também para propaganda dos candidatos no rádio e na TV, que foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.  


São 309 candidatos disputando 23 vagas ao parlamento municipal, destes, o DMM destaca a campanha de 4 postulantes dentre tantos outros que podem contribuir para alteração no atual quadro de vagas da Câmara.

Dentre eles,

(1)    Márcia Corrêa, filha do saudoso jornalista Antônio Corrêa Neto, tem apoios entre os dois principais partidos que sustentam o candidato líder das pesquisas a majoritária; ela é aposta da jornalista, Ana Marat, como uma das que deve vencer eleição à vereança.

(2)    Caetano Bentes tem boa possibilidade de assegurar uma vaga, pois parece possuir estrutura que o diferencia de outros concorrentes; tem apoio de empresário local e ainda um padrinho deputado estadual.

(3)    Ana Maria Marat faz também aposta em uma liderança que se consolida dentro e fora da Polícia Militar, trata-se do tenente Emerson Real, militar engajado e carismático, possui capacidade técnica que o desloca à dianteira na direção de uma das vagas à Câmara Municipal.

(4)     Representando parte da comunidade negra do bairro do Laguinho, Iury Soledade tem possibilidade; jovem militante e ex-presidente licenciado da União dos Negro do Amapá (U.N.A). Se os boatos da venda de parte do terreno da U.N.A não riscaram sua imagem, ele pode assegurar uma das vagas.

Para eleger 1 vereador, cada coligação tem de ter pelo menos 12.073 votos  — é o que revela o coeficiente eleitoral, cálculo matemático pelo qual se obtém o número mínimo de votos que cada partido ou coligação precisa para ocupar uma das 23 cadeiras legislativas.

O cálculo feito é o número de votos válidos dividido pelo número das vagas. No caso de Macapá, em que se tem 277.688 votos aptos a votar, divide-se este número por 23 (número de vagas), que é igual a 12.073.

Esse coeficiente pode mudar conforme número de votos válidos.
___

Eleição para a Câmara de Municipal de Macapá pode ter alto índice de mudança. Eleição para a Câmara de Municipal de Macapá pode ter alto índice de mudança. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, setembro 25, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD