Header AD

Cármen Lúcia toma posse como presidente do STF.

Ministra Cármen Lúcia assina termo de posse como presidente do STF: ela permanecerá na presidência da Corte até 2018.

Beto Barata/Presidência da República - 12.9.16 / Ministra Cármen Lúcia assina termo de posse como presidente do STF: ela permanecerá na presidência da Corte até 2018

Do Último Segundo.


Nomeada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, a mineira Cármen Lúcia é agora a segunda mulher a assumir o cargo mais alto do Judiciário (a primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie). Além de chefiar o Supremo, Cármen também comandará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A solenidade realizada na tarde desta segunda-feira contou com a presença dos presidentes da República, Michel Temer, do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Marcada pelo cumprimento rigoroso do ritual protocolar da ocasião, o único destaque inusitado da cerimônia ficou por conta de uma inesperada – porém bela – execução do Hino Nacional pelo cantor e compositor Caetano Veloso no plenário do STF.

O decano Celso de Mello prestou homenagem à nova presidente em nome do plenário da Corte e saudou o fato de o STF mais uma vez ser chefiado por uma mulher. "Este é um momento histórico na história das mulheres do nosso País. O processo de afirmação das mulheres deve ter no Direito não um instrumento de opressão, mas uma ferramenta para extinguir um odioso estatuto de hegemonia [masculina]", declarou.

Lava Jato

Em nome do Ministério Público Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, parabenizou Cármen Lúcia e fez questão de "fazer as pazes" com o STF.

Ministros da Corte e integrantes do MPF trocaram farpas recentemente, após a divulgação de anexos da negociação de um acordo de delação premiada entre o Ministério Público e o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS. Os vazamentos, que colocaram o ministro Dias Toffoli em maus lençóis, foram criticados pelo ministro Gilmar Mendes, que responsabilizou a Procuradoria pelo ocorrido. Janot, por sua vez, negou que a divulgação dos documentos tivesse sido provocada pelos procuradores da República.

"Sinto que chegamos a um ponto do processo [da Lava Jato] em que precisamos escolher o caminho a seguir. Tem-se observado um trabalho desonesto de deconstrução do trabalho de investigadores e magistrados. O Brasil tem o dever de encontrar um desfecho construtivo para esse caso", declarou Janot. "O Brasil precisa, como nunca, da força do seu caráter, ministra. O Ministério Público estará integralmente ao seu lado", completou.
___
Cármen Lúcia toma posse como presidente do STF. Cármen Lúcia toma posse como presidente do STF. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, setembro 12, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD