Header AD

Washington: ‘Waldez é o grande responsável pelo agravamento da crise econômica’ no Amapá

O vereador oposicionista ao governo de Waldez Góes (PDT), Washington Picanço, do PSB, utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (10) para repercutir avaliação de que o atual governador é “o grande responsável pelo agravamento da crise econômica” que atinge o Estado.


O parlamentar sequencia ações do governo que, segundo ele, contribuíram para a “gestão fracassada” do pedetista.

Leia.
WALDEZ É O GRANDE RESPONSÁVEL PELO AGRAVAMENTO DA CRISE ECONÔMICA E PELA QUEDA DA RECEITA PRÓPRIA DO ESTADO. Quando Waldez tomou a decisão politica de atrasar por 07 meses o pagamento do benefício do Programa Renda Pra Viver Melhor e Decretar a morte o fim do referido Programa através do Decreto 1752, de 18 de Maio, que excluiu cerca de 16 mil famílias que recebiam meio salário mínimo mensal deixou de circular cerca de 6 milhões mensais na economia local e frustou um possibilidade do próprio Estado em recolher cerca 17% deste valor injetado. Neste contexto, analisando a Gestão fracassada de Waldez Goes somente em 2015, comprometeu-se apenas 27,4% da receita anual com o pagamento da Dívida Pública, de acordo com dados do Tesouro Nacional e Banco Central. O problema enfrentado pelo Amapá está na composição da sua receita, a dependência de repasses do governa federal é muito significativa. Era de 70%, agora de acordo com fontes governamentais já afirmam que está em 76%. Isto ocorre, porque a arrecadação própria também vem despencado. O FPE, repassado ao Amapá de janeiro a junho de 2016 apresenta um recuo insignificativo de 1,43%, quando comparado ao mesmo período de 2015. Porém, não se pode dizer o mesmo com relação as receitas próprias que registrou uma queda de 56,4% ao total previsto. Em valores absolutos, a receita prevista foi de R$ 4.620 milhões, enquanto que o valor efetivamente arrecadado ate agora atingiu apenas R$ 2.014 milhões, ou seja, somente 43,6% do previsto. O ICMS, que é o imposto que possui maior participação na arrecadação e está vinculado diretamente à atividade comercial. As atividades do setor terciário só perdem para administração pública na composição do PIB. Pela representatividade deste imposto na composição das receitas do Estado, a frustração no desempenho da arrecadação do ICMS é de 55,8% do previsto para o ano de 2016 foi muito grande e é muito semelhante ao da receita total. (Portal Transparência em: 23 de jul de 2016).
Portanto, o reflexo do desempenho do comércio e serviços, que no Amapá vem em queda livre, o que se traduz diretamente na arrecadação e desestimula cada vez mais este setor. A demonstração efetiva deu-se com o a divisão dos salários dos servidores estaduais a partir de março, mas principalmente pelo fato de Waldez Goes ter tirado da mãos das famílias pobres um benefício que fazia o dinheiro circular nas relações de consumo no comércio local. Waldez Goes é o grande responsável pelo agravamento da crise econômica e na queda na arrecadação própria.
___
Washington: ‘Waldez é o grande responsável pelo agravamento da crise econômica’ no Amapá Washington: ‘Waldez é o grande responsável pelo agravamento da crise econômica’ no Amapá Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, agosto 11, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD