Jornalista cita caso do "dinheiro do motel em Santana" para alertar que "Jogo Sujo Eleitoral" está para começar.
"Jogo Sujo Eleitoral', em breve na sua tela", anunciou o jornalista Domiciano Gomes em uma rede social, neste domingo,7. Ele faz referência ao jogo baixo praticado por políticos amapaenses em época de eleições.
Para Domiciano, faz algum tempo que o jogo sujo e rasteiro nas eleições amapaenses se “aprimora” a cada pleito.
— 'Para determinados grupos políticos Tucujus o vale-tudo pelo poder rola durante as eleições no horário eleitoral e nas redes sociais, desqualificando os adversários, e depois do pleito na tentativa de tomar o mandato na marra, via justiça eleitoral', constata o jornalista.
Gomes lembra de dois episódios marcantes, um ocorrido no município de Santana, nas eleições municipais de 2012, a história de dinheiro e um motel. E o caso da história do fechamento da fábrica da Coca-Cola, nas eleições de 2014. Nos dois casos os autores dos episódios tiveram êxito eleitoral e tudo ficou por isso mesmo.
Há quem afirme que no caso de Santana, nas eleições de 2012, quem teria articulado a operação de busca e apreensão de "dinheiro em motel" foi um deputado federal atualmente, e que à época dos acontecimentos exercia a função de delegado da Polícia Federal (PF). Entretanto, quem promovera a ação foi o promotor eleitoral Milton Ferreira do Amaral Júnior e o juiz Normandes de Sousa assinou o mandado, sob o comando do delegado da PF Thiago Severo de Rezende.
O episódio justificou pedido de anulação da eleição.
— 'No dia 5 de outubro, o promotor inventou a denúncia de que haveria R$ 2 milhões no motel A2 Pousada com a candidata Marcivânia, fato que não foi comprovado, mas cuja repercussão desequilibrou a eleição e alterou o seu resultado', afirmou na ocasião o advogado Dorival Santos.
Santos argumentou na época que “no dia 5 de outubro, antes do ‘escândalo do Motel A2’ as pesquisas apontavam a candidata Marcivânia com 44% e o candidato Robson Rocha com 36%”. Na ação, a coligação anexou pesquisa do dia 20 de outubro em que 16,2% dos eleitores declararam ter mudado o voto a favor de Robson, em função do dinheiro do motel. O advogado considerou estranho o fato de que “mesmo que a Polícia Federal não tenha encontrado nenhum centavo no motel, no local já havia militantes do candidato Robson Rocha com milhares de panfletos sobre Marcivânia e o escândalo do dinheiro no motel”.
Domiciano faz projeção para esta eleição: 'vai aqui um alerta. Essa história do motel e Coca-Cola é conto infantil perto do que vem por aí. Proposta e projetos para Macapá vão ficar em último plano', afirma.
__
Jornalista cita caso do "dinheiro do motel em Santana" para alertar que "Jogo Sujo Eleitoral" está para começar.
Reviewed by DMM
on
segunda-feira, agosto 08, 2016
Rating:

Post a Comment