Header AD

Capiberibe: Impeachment ocorre por pressão de elite contrariada.

João Capiberibe (PSB-AP) discursou na madrugada desta quarta-feira (31) contra o impeachment de Dilma Rousseff. O senador comparou a possível destituição da presidente ao golpe militar de 1889 que derrubou a Monarquia e implantou a República. De acordo com ele, os dois episódios têm a elite como protagonista. Com informações da Agência Senado.

Foto: Ag. Senado.

— 'A princesa Isabel contrariou os poderosos do agronegócio daquela época e assinou a Lei Áurea, acabando com a escravidão. Esses poucos homens organizaram a governança da República para si e para os seus, excluindo os demais. Até hoje eles se sentem os senhores absolutos dos anéis. Basta ver a República da Avenida Paulista, com seus patinhos amarelos [pedindo o afastamento]. O impeachment é similar à quartelada do marechal Deodoro da Fonseca, porém com mais sofisticação. Em vez de espadas e baionetas, usam a Constituição.'

Para Capiberibe, o “toma-lá-dá-cá” que sustentou os presidentes da República desde a redemocratização acabou esfarelando justamente nas mãos de Dilma Rousseff, por causa do “arranca-rabo” entre o PT e o PMDB, que antes “andavam de mãos dadas pela Esplanada dos Ministérios ocupando os espaços de poder”.

Na avaliação do senador, o impeachment não será capaz de tirar o Brasil da crise.

— A saída é a convocação de um plebiscito, para que o povo decida se quer uma eleição para escolher um presidente transitório com mandato até 2018. Precisamos recorrer ao povo como mediador desta crise.
__
Capiberibe: Impeachment ocorre por pressão de elite contrariada. Capiberibe: Impeachment ocorre por pressão de elite contrariada. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, agosto 31, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD