Header AD

Branzem: entrada da candidatura de Marcivânica 'facilita eleição de Ofirney Sadala'.

O engenheiro paraense Sérgio Branzem analisa, nesta segunda-feira, 1, a conjuntura política do município de Santana; aponta oportunidades para o candidato Ofirney Sadala com entrada no jogo eleitoral da deputada Marcivânia Flexa.


Para ele, a tradição das polarizações dos pleitos anteriores "deve sofrer revés histórico".

O engenheiro aponta o esfacelamento do PT no município com duas candidaturas do mesmo campo político ideológico, Marcivânia Flexa e Isabel Nogueira.

Ele aposta na eleição do ex-juiz de direito, Ofireny Sadala, como a terceira via vitoriosa.

 — Daí, surge oportunidade à terceira via [Ofirney Sadala] diante da pintura impressionista deste quadro, doravante, das dificuldades de reeditar a velha tradição PT versus Rocha  —, avalia.

Leia.

Branzem: ‘A hora e a vez de Ofirney Sadala’.

A disputa política em Santana, inicialmente com seis candidaturas, promete ser ainda mais emocionante com a entrada da deputada federal, professora Marcivânia, na disputa. Ela pôs mais lenha na combustão eleitoral, subindo temperatura que já estava alta.

Nesse sentido, o município terá uma eleição atípica, visto que nos três pleitos anteriores houve a polarização tradicional PT versus Rochas, e esta retórica não deve acontecer novamente com as candidaturas postas de Ofirney Sadala, Robson Rocha, Marcivânia Flexa, Izabel Nogueira e a de Zilma Balieiro.

A tradição das polarizações dos pleitos anteriores deve sofrer revés histórico. Vejamos. Com um polo em baixa, o do atual alcaide, que vai à reeleição com desgaste estratosférico, de posse da mais alta rejeição junto ao eleitorado, e doutro lado o grupo político do PT, com simbolicamente duas candidaturas; a de Isabel Nogueira e a de Marcivânia Flexa. Essas candidaturas tornam este polo acéfalo, sem um comando definido, com ambas do mesmo espectro político ideológico, pois até ontem se confundiam: Marcivânia era PT, de Nogueira, e vice-versa.

A propósito, o que de fato pode facilitar a eleição de Ofirney Sadala?

Há movimento nos quatro cantos do país que vem deste as mobilizações de junho de 2013, da marginalização da política, sobretudo a rejeição da velha politicalha praticada no cotidiano, em Santana não foge a essa nova regra. Deste modo, no segundo maior colégio eleitoral do estado, também não é diferente ao abrir espaço para novas lideranças. Daí, surge oportunidade à terceira via diante da pintura impressionista deste quadro, doravante, das dificuldades de reeditar a velha tradição PT versus Rocha.

Ofirney deve fazer história. Com uma biografia que pode fomentar inveja a muitos políticos, do principiante ao mais tarimbado, tem os pré-requisitos de bom candidato, não à toa lidera pesquisas de consumo interno naquele município.

É fácil verificar que a trajetória do Dr. Ofirney Sadala é um exemplo de vida, que passa pelo estudo como caminho certo a ser seguido pela juventude, passou em mais de 20 concursos públicos. Sua primeira aprovação foi para guarda municipal em Santana, nos idos da década de 90, depois não parou mais: primeiro lugar para Oficial de Justiça, primeiro lugar para Promotor de Justiça, terceiro lugar para Juiz de Direito. Hoje ele ajuda milhares de jovens em Curso que mantém na cidade. Há esperanças depositadas nele, principalmente pela juventude santanense.

De posse desse exemplo, pode se dizer que as somas de todas essas pequenas realizações se juntam para moldar a grande realização, assim como disse o gênio impressionista Van Gogh: de que grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas delas. E certamente para o candidato a maior delas é satisfação de tirar a cidade de Santana do marasmo que se encontra.

Esta análise põe esperanças na eleição de Ofirney Sadala porque, reitero, há profunda crise na classe política local: o descrédito do atual mandatário e a briga pelo poder do outro grupo que com o prefeito, em tempo recente, poderia polarizar, não houvesse a áurea de mudança no ar da política no país, sobretudo no município de Santana.

___
Branzem: entrada da candidatura de Marcivânica 'facilita eleição de Ofirney Sadala'. Branzem: entrada da candidatura de Marcivânica 'facilita eleição de Ofirney Sadala'. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, agosto 01, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD