Header AD

Fortaleza de São José: parlamentares pedem respeito à memória tucuju

Depois da repercussão da matéria publicada pelo DMM [ver aqui], diversos setores da sociedade se manifestam em defesa do patrimônio histórico do Amapá.



Em manifesto contrário à utilização da Fortaleza de São José como espaço para realização de eventos comerciais, o senador João Capiberibe e a deputada Janete, ambos do PSB, cobraram um posicionamento do Ministério Público Estadual (MPE) e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) sobre essa questão. Isso se deu em função da anunciada realização de uma festa country no início de agosto dentro do espaço da Fortaleza de São José

Há Movimento na internet para evitar que a Fortaleza de São José de Macapá, um patrimônio cultural e bem público eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil, seja palco de um evento comercial, na contramão de Leis que garantem a preservação de Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.Clique aqui para participar e assinar a petição ao Iphan.

Veja o manifesto do senador e da deputada.

Um desacato à cultura do Amapá

A Fortaleza de São José de Macapá desde 1782 é o bastião da capital do Amapá. Foi erguida estrategicamente à margem esquerda do Rio Amazonas na frente da cidade para sua defesa. Saqueada e abandonada durante anos, a restauramos quando governador e a entregamos à população do Amapá em respeito à memória tucuju.

Infelizmente, desde 2015 está novamente abandonada. O monumento tombado pelo IPHAN, eleito a Sétima Maravilha do Brasil em concurso nacional, está prestes a ter as suas atividades aviltadas por um evento estranho às suas finalidades.

Por que não realizar esse evento comercial no Parque de Exposições, que é o local compatível com esse tipo de festa? Além de abandonada, agora querem banalizá-la ou até mesmo destruí-la.

Autorização dada pelo governo estadual é uma ofensa e uma falta de respeito aos amapaenses e à sua história. A permissividade entre o Poder Público e os organizadores do evento é a demonstração explícita de como age uma parcela dos políticos do Amapá, sempre prontos a burlar as leis para levar alguma vantagem pessoal. São autoridades que se lixam com a preservação do patrimônio histórico do Amapá.

Por isso, nos alinhamos aos que se manifestam contra a utilização da Fortaleza em evento alheio às suas finalidades. Aguardo as manifestações do MPE e do IPHAN.
João Capiberibe, RG 274205, CPF 278.805.754-72 – Senador – Amapá.

Janete Capiberibe, RG 280632, CPF 180.858.303-72 – Deputada Federal – Amapá.
___
Fortaleza de São José: parlamentares pedem respeito à memória tucuju  Fortaleza de São José: parlamentares pedem respeito à memória tucuju Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, julho 25, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD