Header AD

Unifap tem o melhor jornal de laboratório impresso do Norte, diz Congresso realizado em Roraima.

O Jornal Laboratorial Cuíra, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, venceu a edição regional do Expocom 2016 – Exposição de Projetos Experimentais, concurso que premia os melhores trabalhos na área de jornalismo e comunicação produzidos nos cursos de graduação de toda região norte. As informações são da Assessoria da Universidade Federal do Amapá.

A premiação aconteceu durante o 15º Congresso Regional de Ciências da Comunicação, o Intercom Norte que, em 2016, foi realizado na Universidade Federal de Roraima, Boa Vista.

O trabalho apresentado pelo aluno Rafael Aleixo e intitulado `A corrida clandestina pelo ouro na fronteira’ - capa da 4ª edição do Cuíra - foi elaborado pela turma 2013 do curso de Jornalismo sob a orientação do professor Antonio Sardinha.

Como vencedor na modalidade Jornal Laboratório Impresso, o trabalho é finalista da etapa nacional do Prêmio Expocom. A premiação acontecerá em setembro, durante a realização do XXXIX Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, na Universidade de São Paulo – USP.

Para o acadêmico Rafael Aleixo, a premiação é um mérito para o curso e mostra a qualificação dos acadêmicos de jornalismo da Unifap. “Concorremos com os principais jornais dos cursos de comunicação de toda a região, entre eles os jornais de universidades tradicionais como a UFAM- Universidade Federal do Amazonas e a UFPA – Universidade Federal do Para”, afirma.

Para o professor Antonio Sardinha, que coordenou a implementação do Jornal Laboratório e, desde então, coordena a produção do jornal como professor nas disciplinas de redação e reportagem em jornalismo impresso, o prêmio representa o esforço de todo o curso em criar espaços para a prática do jornalismo da forma como é ensinado nas aulas. É um esforço de unir teoria e prática para construção de um produto jornalístico que tem a participação ativa dos jornalistas em formação.

“O jornal teve sua primeira edição produzida pela turma de 2011, de formandos; as turmas seguintes, 2012 e 2013, mantiveram o mesmo empenho. Tivemos esse ano oportunidade de enviar o trabalho e concorrer. Espero que a cuíra de fazer sempre o melhor nos traga novos prêmios”, afirma.

Histórico

O curso de Jornalismo da Unifap conta com um histórico de prêmios acumulados no Expocom/Região Norte.

Em 2014, foram vencedoras as reportagens Homofobia como fator de exclusão escolar, do acadêmico Joaquim Netto, com orientação do Prof Antonio Sardinha e Áreas de Ressaca em Macapá: a realidade do bairro “Muca”, do acadêmico Wanderson Viana, com orientação da Profa Elaide Martins.

Em 2015, foram três prêmios: agência Ciência Unifap, de autoria da acadêmica Aline Paiva e orientação do professor Antonio Sardinha;  a reportagem de capa da edição do Cuíra Trabalho Infantil no Amapá: reportagem sobre a situação da exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes, de autoria de Aline Paiva e orientação do professor Antonio Sardinha e produção fotográfica coletiva com o tema Terceira Idade, sob a orientação da Profa Luciana Macêdo.

Representação do Curso de Jornalismo no evento

 Além da participação dos alunos no Prêmio Expocom, a professora do curso de Jornalismo, Isabel Regina Augusto, esteve no 15º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte.

A pesquisadora participou do Colóquio Amazônico de História da Mídia, que  antecedeu o congresso e que reuniu diversos pesquisadores da Região Norte. Durante o congresso a professora esteve na mesa História e Imprensa na Amazônia, que abordou a pesquisa em andamento de professores das universidades federais da região.
__
Unifap tem o melhor jornal de laboratório impresso do Norte, diz Congresso realizado em Roraima. Unifap tem o melhor jornal de laboratório impresso do Norte, diz Congresso realizado em Roraima. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, julho 11, 2016 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD