Header AD

Unifap tem o melhor jornal de laboratório impresso do Norte, diz Congresso realizado em Roraima.

O Jornal Laboratorial Cuíra, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, venceu a edição regional do Expocom 2016 – Exposição de Projetos Experimentais, concurso que premia os melhores trabalhos na área de jornalismo e comunicação produzidos nos cursos de graduação de toda região norte. As informações são da Assessoria da Universidade Federal do Amapá.

A premiação aconteceu durante o 15º Congresso Regional de Ciências da Comunicação, o Intercom Norte que, em 2016, foi realizado na Universidade Federal de Roraima, Boa Vista.

O trabalho apresentado pelo aluno Rafael Aleixo e intitulado `A corrida clandestina pelo ouro na fronteira’ - capa da 4ª edição do Cuíra - foi elaborado pela turma 2013 do curso de Jornalismo sob a orientação do professor Antonio Sardinha.

Como vencedor na modalidade Jornal Laboratório Impresso, o trabalho é finalista da etapa nacional do Prêmio Expocom. A premiação acontecerá em setembro, durante a realização do XXXIX Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, na Universidade de São Paulo – USP.

Para o acadêmico Rafael Aleixo, a premiação é um mérito para o curso e mostra a qualificação dos acadêmicos de jornalismo da Unifap. “Concorremos com os principais jornais dos cursos de comunicação de toda a região, entre eles os jornais de universidades tradicionais como a UFAM- Universidade Federal do Amazonas e a UFPA – Universidade Federal do Para”, afirma.

Para o professor Antonio Sardinha, que coordenou a implementação do Jornal Laboratório e, desde então, coordena a produção do jornal como professor nas disciplinas de redação e reportagem em jornalismo impresso, o prêmio representa o esforço de todo o curso em criar espaços para a prática do jornalismo da forma como é ensinado nas aulas. É um esforço de unir teoria e prática para construção de um produto jornalístico que tem a participação ativa dos jornalistas em formação.

“O jornal teve sua primeira edição produzida pela turma de 2011, de formandos; as turmas seguintes, 2012 e 2013, mantiveram o mesmo empenho. Tivemos esse ano oportunidade de enviar o trabalho e concorrer. Espero que a cuíra de fazer sempre o melhor nos traga novos prêmios”, afirma.

Histórico

O curso de Jornalismo da Unifap conta com um histórico de prêmios acumulados no Expocom/Região Norte.

Em 2014, foram vencedoras as reportagens Homofobia como fator de exclusão escolar, do acadêmico Joaquim Netto, com orientação do Prof Antonio Sardinha e Áreas de Ressaca em Macapá: a realidade do bairro “Muca”, do acadêmico Wanderson Viana, com orientação da Profa Elaide Martins.

Em 2015, foram três prêmios: agência Ciência Unifap, de autoria da acadêmica Aline Paiva e orientação do professor Antonio Sardinha;  a reportagem de capa da edição do Cuíra Trabalho Infantil no Amapá: reportagem sobre a situação da exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes, de autoria de Aline Paiva e orientação do professor Antonio Sardinha e produção fotográfica coletiva com o tema Terceira Idade, sob a orientação da Profa Luciana Macêdo.

Representação do Curso de Jornalismo no evento

 Além da participação dos alunos no Prêmio Expocom, a professora do curso de Jornalismo, Isabel Regina Augusto, esteve no 15º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte.

A pesquisadora participou do Colóquio Amazônico de História da Mídia, que  antecedeu o congresso e que reuniu diversos pesquisadores da Região Norte. Durante o congresso a professora esteve na mesa História e Imprensa na Amazônia, que abordou a pesquisa em andamento de professores das universidades federais da região.
__
Unifap tem o melhor jornal de laboratório impresso do Norte, diz Congresso realizado em Roraima. Unifap tem o melhor jornal de laboratório impresso do Norte, diz Congresso realizado em Roraima. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, julho 11, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD