Header AD

Alcinéa: 'Iphan barra baile country na Fortaleza de São José'.

As pessoas que mobilizaram energia para barrar festa dentro da Fortaleza São José de Macapá tiveram uma vitória contra o governo do Estado, que pretendia realizar evento "Bailão do Forte". 



A jornalista alcinéa Cavalcante foi uma das personalidades amapaenses que se insurgiu contra possibilidade de mais um "atentado" contra a cultura tucuju. Ela publicou post sobre negativa do IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), nesta terça-feira, 26, à efetivação da festa no interior do Patrimônio Cultural Amapaense.

Do blog da Alcinea Cavalcante.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) negou autorização para realização do “Bailão do Forte”, uma festa country que seria realizada na Fortaleza de São José de Macapá.
A propaganda já estava na mídia, mesas sendo vendidas e tudo caminhava para que este monumento tombando pelo Iphan e eleito uma das sete maravilhas do Brasil se transformasse de repente, mesmo que por uma noite, em “clube country” com risco de ser depredado. Mas eis que o Memorial Amapá, instituto criado para, entre outras coisas, preservar a  identidade amapaense e o patrimônio histórico e cultural, fez mobilização nas redes sociais, dialogou com o Iphan e com a  Secretaria de Cultura – que é responsável pela Fortaleza –  e conseguiu barrar este “atentado” ao patrimônio. Um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas foi enviado ao Iphan além de centenas de emails.
Vale ressaltar que antes da mobilização do Memorial os organizadores do evento sequer tinham se dirigido ao Iphan e o secretário de Cultura alegou que não tinha conhecimento do evento. A autorização teria sido dada apenas pelo gerente da Fortaleza.

O baile seria realizado no revelim, conforme o mapa (acima) divulgado pelos organizadores do evento. De acordo com o Iphan é um local fragilizado pelo tempo, uma parte da Fortaleza que ainda não recebeu obras de consolidação.
Leia mais sobre o caso, aqui.
___
Alcinéa: 'Iphan barra baile country na Fortaleza de São José'. Alcinéa: 'Iphan barra baile country na Fortaleza de São José'. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, julho 26, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD