Header AD

Penúria: GEA consegue na Justiça suspender o pagamento dos 2,84%.

Governo do Estado entra na Justiça e suspende pagamento de 2,84% do contracheque dos servidores estaduais.

O Governo do Amapá (GEA) conseguiu suspender na Justiça, na última quinta-feira, 2, através de liminar, o pagamento do reajuste de 2,84% dos servidores estaduais. O percentual fica fora da folha dos servidores já a partir deste mês, até novo posicionamento da Justiça. A liminar também suspende mais de 10 mil ações judiciais.

No mandado de segurança, o Governo alega que algumas decisões judiciais estariam desrespeitando a Lei no. 817/2004, que criou o reajuste, ao obrigar o Estado a aplicação dos 2,84% sobre a remuneração total, e não sobre o vencimento salário-base de cada servidor. Além disso, o Executivo argumenta que quem têm o direito ao reajuste são os servidores que ingressaram no serviço público até 2004. Os que foram efetivados a partir de 2005/2006, que conseguiram na justiça o reajuste, não têm direito a receber o percentual e, segundo o governo, poderão até ser obrigados a devolver valores retroativos recebidos.

Em 2004, no segundo ano de mandato do governador Waldez Góes (PDT), foi publicada a Lei estadual 0817 que concedia reajuste linear de 2,84% a todos os servidores públicos efetivos do Estado. Porém, o reajuste nunca chegou ao contracheque dos trabalhadores, forçando-os a entrarem na justiça, que desde de 2013 vinha decidindo favoravelmente a eles. Muitos destes já tiveram percentual incorporado ao salário e receberam valores retroativos referentes a 2004, ano da publicação da Lei 817.
Com informações do jornalista Márcio Roney.

Penúria: GEA consegue na Justiça suspender o pagamento dos 2,84%. Penúria: GEA consegue na Justiça suspender o pagamento dos 2,84%. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, junho 04, 2016 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD