Header AD

Randolfe denuncia o maior desastre ambiental do Amapá.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) denunciou o que avalia ser o maior desastre ambiental do Amapá, provocado pela instalação de três hidrelétricas no curso do Rio Araguari. As informações são da Agência Senado.








O Araguari, o maior rio do Amapá, está sofrendo a sua terceira e maior mortandade de peixes no espaço de 13 meses. O principal suspeito desse continuado crime ambiental é a usina hidrelétrica em construção próxima a Ferreira Gomes, município a 137 km da capital, Macapá, conforme denúncia do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), feita hoje da tribuna do Senado Federal.

“É o maior desastre ambiental do Amapá, causado pela instalação de três hidrelétricas construídas sob o argumento de que gerariam desenvolvimento no Estado. Mas, o que aconteceu, além da morte dos peixes, foi o aumento da tarifa de energia elétrica, o deslocamento do fenômeno da pororoca e o alagamento de parte dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes”, acusou o senador.

 Randolfe explicou que as hidrelétricas foram construídas sob o argumento de que gerariam desenvolvimento no estado. Mas o que aconteceu, segundo ele, foi a morte de peixes, o deslocamento do fenômeno da pororoca e o alagamento de parte dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, além do aumento da tarifa de energia elétrica.

— Além do desastre ambiental, o mau cheiro dos peixes mortos ocasiona a presença de urubus, que são constantes na orla de Ferreira Gomes. Isso afasta o turismo que era uma das atividades principais daquele município. Os pescadores são os mais atingidos diretamente e os efeitos secundários repercutem em toda a economia local das comunidades de Ferreira Gomes, Porto Grande e de todos os municípios à margem do rio.

Ele pediu que as comissões de desenvolvimento regional e de meio ambiente realizem audiência pública com as comunidades envolvidas na questão e cobrou rigor do Ministério Público com as empresas responsáveis pela construção das usinas hidrelétricas.

Randolfe questionou, ainda, projeto que tramita no Senado que estabelece rito sumário de licenciamento ambiental em obras estratégicas, como rodovia, ferrovia, portos, aeroportos e empreendimentos de energia.

Se houver simplificação do processo de licenciamento ambiental, advertiu o senador, a situação pode piorar ainda mais.

__
Randolfe denuncia o maior desastre ambiental do Amapá. Randolfe denuncia o maior desastre ambiental do Amapá. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, novembro 17, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD