Header AD

Coluna Política.

Coluna Política, Renivaldo Costa.

126 anos de República: para que?

Hoje a coluna sai diferente. Ao invés de notas, reflexões. Afinal, neste dia 15 deveríamos comemorar os 126 anos de república. Desde junho de 2013, a história do Brasil foi marcada para sempre pela participação social. Um novo ciclo civilizatório brasileiro, surge então, nesta era de elevação de consciência crítica de uma juventude participativa e cheia de ideologias, metas e sonhos.

Dizem por aí, que um dia iremos nos tornar uma potência no cenário internacional e que até haverá saúde, educação, habitação e uma vida melhor para todos. Dizem, que o Brasil mudou e que depois da Proclamação da República, do fim da escravidão, da ditadura militar, do processo de redemocratização, dos governos de FHC, e enfim, da Era Lula e  Dilma, dizem que o Brasil enfim irá “avançar nas mudanças”.   Mas será mesmo?

Dizem que no caso da prisão de “mensaleiros”, fechamos um ciclo de cerceamento da corrupção no nosso país, fazendo com que no dia em que comemoramos 126 anos da República, todos os brasileiros em pleno século 21, puderam reconhecer quem são os criminosos, em que partido estão e como eles devem de fato ser punidos. Mas será mesmo?

Outros dizem ainda que estes são inocentes, que são líderes políticos presos injustamente por um grupo de juristas e direitosos. Alegam que foram presos sem provas. Defendem que tais “presos políticos” sejam libertos. Algumas fotos de capas de jornal em todas as manchetes do Brasil com mãos erguidas sugerem simbolicamente, que um dia tais “presos políticos” sairão da prisão e serão novamente líderes de uma grande revolução do povo e para o povo. Mas será mesmo?

Os rumos que a política no Brasil está tomando, a corrupção ou inocência dos “mensaleiros” ou “presos políticos”  são questões complexas para se julgar. Quando essa avaliação acontece, ou ela é feita por um grupo que está no poder [e entende todo o papel que a mídia tem sobre a opinião pública, em relação à que projeto é melhor ou pior para o país]. Ou então é feita por um grupo que está na oposição, que aproveita da lastimável situação para ampliar suas críticas ao método torpe e desonesto posto no poder público federal. Ainda mais quando o Brasil presencia a cena de um dos ícones da luta esquerdista do país, o petista Zé Dirceu, sendo posto atrás das grades.

Mas aí fica uma pergunta: Como fica o povo brasileiro nisso tudo?  O que acontece com os nossos indiozinhos, com nossas crianças ribeirinhas, com nossos trabalhadores e trabalhadoras, enfim, o que acontece com a massa da população em si? Como ficam àqueles que todos os dias acordam bem cedo para  gerar renda, com os que pagam trilhões em impostos todos os anos? Como ficam os brasileiros?
__
Coluna Política. Coluna Política. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, novembro 13, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD