Header AD

Coluna Política.

Coluna Política, com Renivaldo Costa - 08/10/2015.


AJUSTES
O governador Waldez Góes anunciou esta semana o novo pacote de medidas para combater a crise econômica e equilibrar as contas públicas. Os ajustes visam reduzir a estrutura da máquina administrativa e preveem uma economia anual R$ 152 milhões. De acordo com o governo, a dívida pública acumulada deixada pela gestão passada atinge a casa dos R$ 6,5 bilhões, que incluem débitos de restos a pagar, dívidas com fornecedores, federalização da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), entre outros.

AJUSTES II
Algumas medidas do pacote governamental dependem de aprovação da Assembleia Legislativa. Tratam-se da extinção ou fusão de secretarias de Estado. Na tarde de terça-feira, 6, logo após acompanhar o anúncio, o deputado Pedro da Lua reuniu sua equipe do Gabinete Parlamentar e elaborou uma contraproposta de ajuste da máquina pública. Ele entende que algumas medidas podem ampliar ainda mais a redução dos gastos e vai encaminhar as propostas ao poder executivo.

AJUSTES III
Ao todo, Pedro da Lua propõe oito medidas: 1. Vincular a Agência de Pesca do Amapá (PESCAP) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (DIAGRO) ao Instituto de Desenvolvimento Rural (RURAP); 2. Vincular Polícia Técnico-Científica (POLITEC), Polícia Civil e Polícia Militar à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). 3. Criar a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos (SEDH), extinguindo as secretarias da Mulher, da Juventude, dos Afrodescendentes e dos Povos Indígenas, transformando-as em coordenadorias da SEDH. 4. Vincular o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (PRODAP) à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), criando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação. 5. Fundir a Secretaria de Turismo à Secretaria de Desenvolvimento das Cidades. 6. Fundir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (SETE) à Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá. 7. Fundir a Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Amapá (ARSAP) à Agência de Gás do Amapá (GASAP).
8. Extinguir a Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e Gabinete Civil, fundindo suas atribuições à Secretaria de Governo (SEGOV).

OAB
Na reta final, eleição para a presidência da OAB esquenta. O atual presidente, advogado Paulo Campelo, segue favorito.

CONSELHO
Eleição para o Conselho Tutelar ainda não terminou. Vários pedidos de impugnação ainda serão analisados. As denúncias dizem respeito a suposta compra de votos e transporte de eleitores.


FIGURAS DA POLÍTICA


Convém lembrar o velho Ulisses Guimarães, que se estivesse entre nós, completaria 99 anos esta semana,
Tido como o filósofo da oposição, traçou a estratégia da escalada do MDB em 1974, 76 e 78, cunhadas nas seguintes frases:

. No alto do morro estavam dois touros. O touro velho e o touro novo. Viram lá embaixo o pasto cheio de vacas. O touro novo ficou aflito:
— Vamos descer depressa e pegar umas dez.
. O touro velho balançou a cabeça:
— Nada disso. Vamos descer devagar e pegar todas.
— Deus manda lutar, não manda vencer.
. 1974 não foi uma tempestade. Foi uma tromba d'água.
. O destino do MDB não é a oposição. O destino do MDB é o poder.
___
Coluna Política. Coluna Política. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, outubro 09, 2015 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD