Header AD

Coluna Política.

Coluna Política, com Renivaldo Costa - 08/10/2015.


AJUSTES
O governador Waldez Góes anunciou esta semana o novo pacote de medidas para combater a crise econômica e equilibrar as contas públicas. Os ajustes visam reduzir a estrutura da máquina administrativa e preveem uma economia anual R$ 152 milhões. De acordo com o governo, a dívida pública acumulada deixada pela gestão passada atinge a casa dos R$ 6,5 bilhões, que incluem débitos de restos a pagar, dívidas com fornecedores, federalização da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), entre outros.

AJUSTES II
Algumas medidas do pacote governamental dependem de aprovação da Assembleia Legislativa. Tratam-se da extinção ou fusão de secretarias de Estado. Na tarde de terça-feira, 6, logo após acompanhar o anúncio, o deputado Pedro da Lua reuniu sua equipe do Gabinete Parlamentar e elaborou uma contraproposta de ajuste da máquina pública. Ele entende que algumas medidas podem ampliar ainda mais a redução dos gastos e vai encaminhar as propostas ao poder executivo.

AJUSTES III
Ao todo, Pedro da Lua propõe oito medidas: 1. Vincular a Agência de Pesca do Amapá (PESCAP) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (DIAGRO) ao Instituto de Desenvolvimento Rural (RURAP); 2. Vincular Polícia Técnico-Científica (POLITEC), Polícia Civil e Polícia Militar à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). 3. Criar a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos (SEDH), extinguindo as secretarias da Mulher, da Juventude, dos Afrodescendentes e dos Povos Indígenas, transformando-as em coordenadorias da SEDH. 4. Vincular o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (PRODAP) à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), criando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação. 5. Fundir a Secretaria de Turismo à Secretaria de Desenvolvimento das Cidades. 6. Fundir a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (SETE) à Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá. 7. Fundir a Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Amapá (ARSAP) à Agência de Gás do Amapá (GASAP).
8. Extinguir a Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e Gabinete Civil, fundindo suas atribuições à Secretaria de Governo (SEGOV).

OAB
Na reta final, eleição para a presidência da OAB esquenta. O atual presidente, advogado Paulo Campelo, segue favorito.

CONSELHO
Eleição para o Conselho Tutelar ainda não terminou. Vários pedidos de impugnação ainda serão analisados. As denúncias dizem respeito a suposta compra de votos e transporte de eleitores.


FIGURAS DA POLÍTICA


Convém lembrar o velho Ulisses Guimarães, que se estivesse entre nós, completaria 99 anos esta semana,
Tido como o filósofo da oposição, traçou a estratégia da escalada do MDB em 1974, 76 e 78, cunhadas nas seguintes frases:

. No alto do morro estavam dois touros. O touro velho e o touro novo. Viram lá embaixo o pasto cheio de vacas. O touro novo ficou aflito:
— Vamos descer depressa e pegar umas dez.
. O touro velho balançou a cabeça:
— Nada disso. Vamos descer devagar e pegar todas.
— Deus manda lutar, não manda vencer.
. 1974 não foi uma tempestade. Foi uma tromba d'água.
. O destino do MDB não é a oposição. O destino do MDB é o poder.
___
Coluna Política. Coluna Política. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, outubro 09, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD