Header AD

Caso dos '1.050': entendimento entre governador e TCU trás esperanças para servidores.

Governo do Amapá, deputados da bancada federal e Tribunal de Contas da União (TCU) se reuniram nesta quinta-feira (01) em Brasília para encontrar solução a favor dos servidores do grupo dos "1.050", que estão na iminência de ficarem fora de folha do quadro federal.


No intuito de assegurar o direito de manutenção no quadro federal aos 1.149 servidores da União cedidos para o Estado – atualmente ameaçados de demissão – o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), esteve reunido nesta quinta-feira (1), com Aroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União. As informações são da assessoria de comunicação do governo do Estado.

Segundo o governo, Cedraz assentiu com a argumentação do governo do Amapá de que estes funcionários são protegidos pela Emenda Constitucional nº 79, que estende aos servidores que ingressaram no serviço público até 1993 o direito de integrarem o quadro da União.

O presidente do TCU também afirmou que vai imprimir celeridade para emitir um novo acordão da Corte de acordo com a atualização constitucional. O Mistério do Planejamento já foi notificado pelo TCU para prestar esclarecimentos no prazo de cinco dias.

Estiveram presentes ao encontro a secretária de Estado de Administração, Goreth Sousa, os deputados federais Cabuçu Borges e Marcivânia Flexa.

Os "1.050" foram absorvidos pelo Estado em 1988 e são citados em mais de 30 ações civis públicas movidas pelo Ministério Público Federal com a alegação de que alguns servidores não estariam aptos, à época, a ingressas nos cargos. O Tribunal de Contas da União já determinou a exclusão de 96 servidores da folha em setembro deste ano. Eles estavam incluídos em um processo que tramitava desde 1996 e que foi julgado em junho de 2015.
___
Caso dos '1.050': entendimento entre governador e TCU trás esperanças para servidores. Caso dos '1.050': entendimento entre governador e TCU trás esperanças para servidores. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, outubro 01, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD