Header AD

Grito dos Excluídos 2015: 'Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?'

O Movimento o "Grito dos Excluídos" saiu às ruas de Macapá no último sábado (05); o evento é organizado pela Diocese de Macapá conseguiu mobilizar cerca de 500 pessoas.

Foto: Fabiana Figueiredo do G1/AP.
Elas saíram na caminhada da Igreja São Benedito no bairro Laguinho em direção ao Complexo do Jandiá, no bairro Cidade Nova.  Com o tema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” as pessoas protestaram contra a corrupção no país, contra a violência e contra, também, o poder que os meios de comunicações tradicionais exercem na manipulação das pessoas.

O coordenador do Grito dos Excluídos, Rodrigo Gomes, esteve na última quinta - feira (03) no programa de rádio Café com Notícias (90.9FM), apresentado pela jornalista Ana Girlene. Na ocasião, ele falou que a manifestação, que chega a sua 21ª edição no Brasil,  acontece todos os anos no Dia da Independência, 7 de setembro,  mas  que neste seria realizado no sábado (05).

Ele disse que o lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” aponta mais uma vez para a perspectiva da “Vida em primeiro lugar”, uma exigência do Reino de Deus, segundo ele.

“A proposta do ‘Grito dos Excluídos’ surgiu da esperança e do espírito profético dos cristãos que, aliados aos movimentos sociais buscaram continuar pautando a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema era ‘Fraternidade e Exclusão’”, declarou o coordenador do evento, ao programa Café com Notícias.

Os manifestantes também cobraram o fim da corrupção no Amapá. O ato reuniu cristãos da igreja católica e representantes de movimentos sociais indígenas, negros, mulheres, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “É uma forma que a igreja católica encontrou para dar voz a quem não tem voz. Muitas vezes os grupos sociais mais excluídos infelizmente não conseguem protestar suas angústias e denunciar as injustiças que sofrem”, disse o bispo da Diocese de Macapá, dom Pedro José Conti, para o portal G1/AP.
__
Grito dos Excluídos 2015: 'Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?' Grito dos Excluídos 2015: 'Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?' Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, setembro 08, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD