Header AD

Grito dos Excluídos 2015: 'Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?'

O Movimento o "Grito dos Excluídos" saiu às ruas de Macapá no último sábado (05); o evento é organizado pela Diocese de Macapá conseguiu mobilizar cerca de 500 pessoas.

Foto: Fabiana Figueiredo do G1/AP.
Elas saíram na caminhada da Igreja São Benedito no bairro Laguinho em direção ao Complexo do Jandiá, no bairro Cidade Nova.  Com o tema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” as pessoas protestaram contra a corrupção no país, contra a violência e contra, também, o poder que os meios de comunicações tradicionais exercem na manipulação das pessoas.

O coordenador do Grito dos Excluídos, Rodrigo Gomes, esteve na última quinta - feira (03) no programa de rádio Café com Notícias (90.9FM), apresentado pela jornalista Ana Girlene. Na ocasião, ele falou que a manifestação, que chega a sua 21ª edição no Brasil,  acontece todos os anos no Dia da Independência, 7 de setembro,  mas  que neste seria realizado no sábado (05).

Ele disse que o lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” aponta mais uma vez para a perspectiva da “Vida em primeiro lugar”, uma exigência do Reino de Deus, segundo ele.

“A proposta do ‘Grito dos Excluídos’ surgiu da esperança e do espírito profético dos cristãos que, aliados aos movimentos sociais buscaram continuar pautando a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema era ‘Fraternidade e Exclusão’”, declarou o coordenador do evento, ao programa Café com Notícias.

Os manifestantes também cobraram o fim da corrupção no Amapá. O ato reuniu cristãos da igreja católica e representantes de movimentos sociais indígenas, negros, mulheres, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “É uma forma que a igreja católica encontrou para dar voz a quem não tem voz. Muitas vezes os grupos sociais mais excluídos infelizmente não conseguem protestar suas angústias e denunciar as injustiças que sofrem”, disse o bispo da Diocese de Macapá, dom Pedro José Conti, para o portal G1/AP.
__
Grito dos Excluídos 2015: 'Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?' Grito dos Excluídos 2015: 'Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?' Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, setembro 08, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD