Header AD

Deputado cita 10 razões para fim do financiamento empresarial de partido e campanhas eleitorais.

Deputado federal pelo Rio de Janeiro, Chico Alencar (PSOL), enumera em uma rede social, nesta sexta -feira, 18, dez (10) razões para o fim do financiamento de empresas privadas a políticos e partidos; dentre elas, ele destaca que a "empresa não 'doa', investe para obter retorno".

Nesta quinta - feira (17) o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a pretensão dos conservadores que gostariam de ter "doação" de dinheiro de empresas em campanha eleitorais.

A decisão foi comemorada por políticos, juristas, jornalistas, e personalidades da sociedade que veem no financiamento privado a raiz da corrupção na política. Partidos como o PSDB, DEM e PMDB tentavam manter o investimento privado.

Pela decisão do STF, apenas pessoas físicas poderão doar aos partidos, isso até 10% dos seus vencimentos.

Veja abaixo as dez razões citadas pelo deputado Chico Alencar, contra "doações" de dinheiro por empresas à campanhas eleitorais.  

DEZ RAZÕES PARA O FIM DO FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE PARTIDOS E CAMPANHAS:

1. Empresa não 'doa', investe para obter retorno;
2. Empresa não é cidadã, não vota, mas influencia;
3. Empresa inflaciona a campanha e mata a igualdade na disputa;
4. Empresa, ao aplicar milhões na política, 'desinveste' em suas atividades próprias, como geração de empregos e remuneração condigna de seus trabalhadores;
5. Empresa, ao financiar partidos, inibe e desestimula os sustentadores autênticos da política: a cidadania, os filiados, militantes e simpatizantes;
6. Empresa não tem ideologia e sim interesseS, tanto que empreiteiras, bancos e outras grandes doam para várias candidaturas que 'se opõem', cercando por todos os lados;
7. Empresa costuma 'doar' também 'por fora', favorecendo o enriquecimento patrimonial de muitos 'arrecadadores';
8. Empresa cristaliza o tráfico de influência e induz a favorecimento em licitações públicas;
9. Empresa faz com que, nas campanhas, valha mais o tamanho do bolso (do cofre) do que das ideias, programas e causas;
10. Empresa que 'doa' apequena a política e avilta a militância, avultando a publicidade milionária e enganosa. e os cabos eleitorais pagos.
__
Deputado cita 10 razões para fim do financiamento empresarial de partido e campanhas eleitorais. Deputado cita 10 razões para fim do financiamento empresarial de partido e campanhas eleitorais. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, setembro 18, 2015 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD