Header AD

Deputado cita 10 razões para fim do financiamento empresarial de partido e campanhas eleitorais.

Deputado federal pelo Rio de Janeiro, Chico Alencar (PSOL), enumera em uma rede social, nesta sexta -feira, 18, dez (10) razões para o fim do financiamento de empresas privadas a políticos e partidos; dentre elas, ele destaca que a "empresa não 'doa', investe para obter retorno".

Nesta quinta - feira (17) o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a pretensão dos conservadores que gostariam de ter "doação" de dinheiro de empresas em campanha eleitorais.

A decisão foi comemorada por políticos, juristas, jornalistas, e personalidades da sociedade que veem no financiamento privado a raiz da corrupção na política. Partidos como o PSDB, DEM e PMDB tentavam manter o investimento privado.

Pela decisão do STF, apenas pessoas físicas poderão doar aos partidos, isso até 10% dos seus vencimentos.

Veja abaixo as dez razões citadas pelo deputado Chico Alencar, contra "doações" de dinheiro por empresas à campanhas eleitorais.  

DEZ RAZÕES PARA O FIM DO FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE PARTIDOS E CAMPANHAS:

1. Empresa não 'doa', investe para obter retorno;
2. Empresa não é cidadã, não vota, mas influencia;
3. Empresa inflaciona a campanha e mata a igualdade na disputa;
4. Empresa, ao aplicar milhões na política, 'desinveste' em suas atividades próprias, como geração de empregos e remuneração condigna de seus trabalhadores;
5. Empresa, ao financiar partidos, inibe e desestimula os sustentadores autênticos da política: a cidadania, os filiados, militantes e simpatizantes;
6. Empresa não tem ideologia e sim interesseS, tanto que empreiteiras, bancos e outras grandes doam para várias candidaturas que 'se opõem', cercando por todos os lados;
7. Empresa costuma 'doar' também 'por fora', favorecendo o enriquecimento patrimonial de muitos 'arrecadadores';
8. Empresa cristaliza o tráfico de influência e induz a favorecimento em licitações públicas;
9. Empresa faz com que, nas campanhas, valha mais o tamanho do bolso (do cofre) do que das ideias, programas e causas;
10. Empresa que 'doa' apequena a política e avilta a militância, avultando a publicidade milionária e enganosa. e os cabos eleitorais pagos.
__
Deputado cita 10 razões para fim do financiamento empresarial de partido e campanhas eleitorais. Deputado cita 10 razões para fim do financiamento empresarial de partido e campanhas eleitorais. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, setembro 18, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD