Header AD

Decreto do GEA determina arrecadar valores financeiros na 51º Expofeira para Fundo Estadual de Saúde.

Decreto datado de 11 de agosto/2015 do governo do Estado do Amapá (GEA) publicado nos últimos dias nas redes sociais pode ser mais um fato sobre a polêmica em torno da realização da 51º Expofeira.

Foto: Asscom Gea.

O documento estabelece, entre outras medidas, abertura de conta pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) com finalidade de arrecadar recursos financeiros destinados ao Fundo de Saúde Pública.

“A Secretaria de Estado da fazenda abrirá conta específica para o depósito de todos os valores arrecadados, os quais serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde”, diz o decreto.

A polêmica em torno da realização da 51ª. Expofeira evidenciou-se depois da suposta crise financeira denunciada nos meios de comunicações pelo GEA. Atrelada a isso, a reportagem sobre possível caos na saúde pública, repercutida em rede nacional pelo programa CQC da rede bandeirantes de televisão, pode ter levado as pessoas a refletirem sobre as necessidades imediatas da população.

Associada a essas polêmicas, a recomendação do MP-AP ao governo para que não realize a festa, em decorrência das prioridades, tais como saúde, educação, segurança pública e tantos outros problemas, teria acirrado as discussões nas redes sociais.

Para o governo do Estado, o evento da 51º Expofeira Agropecuária representa um dos maiores eventos de negócios e empreendimentos do norte do país, reunindo, segundo o GEA, uma diversidade de atividades econômicas, desde o setor primário até grandes empreendimentos empresariais.

As opiniões pró e contra a realização da “51º Expofeira” evidenciaram na imprensa, além das redes sociais nos últimos dias. Uns são a favor porque vai proporcionar renda ao trabalhador. Para outros, o evento desviará recursos que poderiam ser canalizados para a saúde e educação.

Há quem argumente que a liberação dos recursos contraria não só o discurso do governo, empenhado em relacionar às demissões e os graves problemas no serviço público a falta de recursos, tendo inclusive que contingenciar gastos por decreto.

Um mês depois de anunciar medidas para conter despesas, entre elas a redução no número de postos de vigilância nos órgãos públicos que resultará na demissão de trabalhadores, o governador autorizou o empenho de R$ 3,8 milhões somente para a Federação de Rodeio Amapaense (Ferap).

A festa da Expofeira fora cancelada em 2011 e 2014. Na ocasião, o Governo do Estado alegou problemas financeiros e decidiu priorizar a aplicação de recursos na saúde, educação e Segurança Pública.

Diante do Decreto que visa arrecadar recurso para a saúde na 51º Expofeira, há o questionamento: afinal, o evento da lucro para a sociedade?




__
Decreto do GEA determina arrecadar valores financeiros na 51º Expofeira para Fundo Estadual de Saúde. Decreto do GEA determina arrecadar valores financeiros na 51º Expofeira para Fundo Estadual de Saúde. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, setembro 29, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD