Header AD

Senador solicita intervenção federal na saúde pública do AP.

Senador João Capiberibe enviou ofício ao ministro da saúde para que ministério intervenha na saúde pública do Estado.

Foto: Asscom

O senador João Capiberibe (PSB-AP) encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, pedindo providências diante das dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Saúde (Sesa), mesmo o governo tendo decretado "Estado de Emergência" no setor.

Para o senador, o cenário necessita de atenção do Ministério da Saúde, uma vez que a secretaria de Saúde do Amapá e o governo estadual "nada fazem para modificar o atual estado de emergência".

A solicitação ao Ministério da Saúde, informa os dados do Sindicato dos Médicos do Estado do Amapá – Sindmed/AP, que encaminhou denúncia pedindo providências à secretaria de Estado do Amapá e ao governo estadual, descrevendo o panorama em que se encontra a saúde pública local.

De acordo com o Sindmed, há a falta de medicamentos básicos com dobutamina, trombolítico e antibióticos em geral, além de luvas, máscaras, gaze, antissépticos, equipamentos para procedimentos cirúrgicos, exames de imagem, respiradores, leitos em UTI, salas de estabilização, enfermarias, médicos especializados e corpo de enfermagem.

Recentemente o Sindicato também ressaltou que o Hospital de Emergências de Macapá e o Hospital da Criança e Adolescente (HCA), estavam sem água há vários dias, levando os funcionários a lavarem suas mãos com soro fisiológico 0,9%. O único Pronto Atendimento Infantil (PAI)  de Macapá registrou o óbito de seis crianças em apenas uma semana, situação inadmissível que preocupa os médicos e enfermeiros que atendem no PAI.

Na última semana, foi amplamente veiculada na mídia o caso de Eloany Vitória Coutinho, criança de um mês e três dias, que falecida teve seu corpo incinerado por engano junto ao lixo hospitalar na maternidade Mãe Luzia, não permitindo aos pais enterrar a filha.

“Em atenção à gravidade e a relevância do assunto, e com o respaldo na competência a mim atribuída pela Constituição Federal de fiscalizar a Administração Pública, peço ao Ministério providências para solucionar os problemas denunciados pelo Sindicato dos Médicos do Amapá”, solicita o senador Capiberibe.
__
Senador solicita intervenção federal na saúde pública do AP.  Senador solicita intervenção federal na saúde pública do AP. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, agosto 13, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD