Header AD

Senador solicita intervenção federal na saúde pública do AP.

Senador João Capiberibe enviou ofício ao ministro da saúde para que ministério intervenha na saúde pública do Estado.

Foto: Asscom

O senador João Capiberibe (PSB-AP) encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, pedindo providências diante das dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Saúde (Sesa), mesmo o governo tendo decretado "Estado de Emergência" no setor.

Para o senador, o cenário necessita de atenção do Ministério da Saúde, uma vez que a secretaria de Saúde do Amapá e o governo estadual "nada fazem para modificar o atual estado de emergência".

A solicitação ao Ministério da Saúde, informa os dados do Sindicato dos Médicos do Estado do Amapá – Sindmed/AP, que encaminhou denúncia pedindo providências à secretaria de Estado do Amapá e ao governo estadual, descrevendo o panorama em que se encontra a saúde pública local.

De acordo com o Sindmed, há a falta de medicamentos básicos com dobutamina, trombolítico e antibióticos em geral, além de luvas, máscaras, gaze, antissépticos, equipamentos para procedimentos cirúrgicos, exames de imagem, respiradores, leitos em UTI, salas de estabilização, enfermarias, médicos especializados e corpo de enfermagem.

Recentemente o Sindicato também ressaltou que o Hospital de Emergências de Macapá e o Hospital da Criança e Adolescente (HCA), estavam sem água há vários dias, levando os funcionários a lavarem suas mãos com soro fisiológico 0,9%. O único Pronto Atendimento Infantil (PAI)  de Macapá registrou o óbito de seis crianças em apenas uma semana, situação inadmissível que preocupa os médicos e enfermeiros que atendem no PAI.

Na última semana, foi amplamente veiculada na mídia o caso de Eloany Vitória Coutinho, criança de um mês e três dias, que falecida teve seu corpo incinerado por engano junto ao lixo hospitalar na maternidade Mãe Luzia, não permitindo aos pais enterrar a filha.

“Em atenção à gravidade e a relevância do assunto, e com o respaldo na competência a mim atribuída pela Constituição Federal de fiscalizar a Administração Pública, peço ao Ministério providências para solucionar os problemas denunciados pelo Sindicato dos Médicos do Amapá”, solicita o senador Capiberibe.
__
Senador solicita intervenção federal na saúde pública do AP.  Senador solicita intervenção federal na saúde pública do AP. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, agosto 13, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD