Header AD

Paralisação: professores decidem cruzar os braços dias 20 e 21/08.

Em Assembleia realizada neste sábado, professores da rede estadual aprovam paralisação para os dias 20 e 21 de agosto.

Foto reprodução Facebook.
Os professores da rede pública estadual de ensino se reuniram no último sábado, 08, na quadra da Escola Alexandre Vaz Tavares, e decidiram paralisar nos dias 20 e 21 de agosto. Nova Assembleia Geral foi agendada para um dia após a paralisação, no dia 22.

Um dos pontos principais debatido na reunião foi a possível perda salarial dos professores que não poderão mais ser promovidos em relação às classes (de A para B para C..), com fundamento jurídico na Lei nº 0949. Artigo desta lei está na iminência de ser considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Se de fato for considerado inconstitucional, mais de 5 mil professores terão seus salários reduzidos em cerca de 50%, porque voltarão para a classe "A". A solução apontada por alguns professores é que o governo faça aprovar na Assembleia Legislativa (ALAP) uma gratificação salarial para o professor de classe "A", que possua o curso superior.

A Lei nº 0949 foi criada pelo governo Waldez Góes (PDT-AP), em fevereiro de 2005. Informações dão conta de que, mesmo sabendo que era incompatível com a Constituição Federal, o governo da época fez aprovar a lei. Ela trazia artigos que promoviam professores a mudar de cargo através da mudança de classe e que, segundo a Constituição, só pode através de concurso público.

A oposição ao governo Waldez alega que teria sido uma jogada política para garantir a sua reeleição, em 2006, ao agradar os docentes, e, ao mesmo tempo, colar a pecha de ter rasgado o Estatuto do Magistério – como ficou conhecida a referida lei -, no seu principal adversário político na época, o hoje senador João Capiberibe (PSB/AP).

Durante seu pronunciamento para os professores presentes, o presidente do Sinsepeap, Aroldo Rabelo, disse que essa foi a pior campanha salarial da qual ele participou nesses quatro anos à frente da entidade.

__
Paralisação: professores decidem cruzar os braços dias 20 e 21/08. Paralisação: professores decidem cruzar os braços dias 20 e 21/08. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, agosto 09, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD