Header AD

Infortúnio: Professora Zaide Soledade deixa importante legado para a educação do AP.

Macapá amanheceu hoje sem uma de suas principais personalidades, cujo papel foi destaque na construção da educação do Amapá.

Professora Zaide Soledade faleceu ontem, 05 e deixa legado de aprendizado para gerações futuras.

 Foto: Mariléia Maciel.
Professora Zaide deixa legado de aprendizado e contribuição com a educação e cultura do Amapá - por Lilian Guimarães. Dentro e fora das salas de aula, professora Zaide Soledade exerceu papel importante no Amapá.Durante oito décadas Zaide Soledade, contribuiu com o Amapá, terra que adotou como pátria. A professora, sindicalista, atriz e ativista cultural cumpriu sua missão com muito trabalho e dedicação.

Zaide Soledade, nasceu em Óbidos (PA), no dia 31 de julho de 1934. Chegou ao Amapá aos 17 anos, onde trabalhou em uma das primeiras lojas de Macapá, Casa Leão do Norte, dos irmãos Zagury, o maior estabelecimento comercial da época na cidade.

Em 1958, ingressou na área da educação, no Governo do Território, e se tornou uma das educadoras mais importantes do Amapá. A primeira missão dada a Zaide foi no município de Tartarugalzinho, momento em que se apaixonou pela educação. A escola em que lecionava era de madeira, coberta com cavaco e Zaide dormia em uma casinha humilde onde se guiava pela luz de uma lamparina. E foi assim que iniciou a trajetória em que contribui diretamente com a educação de milhares de amapaenses.

A história de Zaide foi marcada por grandes acontecimentos. Não demorou muito para o excelente trabalho ser reconhecido e logo ela integrou o quadro do Governo Federal, a convite do governador Pauxi Nunes. E foi este o momento da reviravolta na sua vida. Ela, que tinha apenas o ginásio, teve a oportunidade de investir da sua formação. Estudou Artes Dramáticas, Educação Física, Letras e Artes. O que lhe possibilitou lecionar em várias escolas da capital.

Fora das salas de aula, Zaide exerceu papel importante no Amapá. Foi diretora da Escola de Artes Cândido Portinari, diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Macapá, ex-coralista do coral Oscar Santos, conselheira do Conselho Municipal de Educação de Macapá, diretora do Cine Teatro (local em que Zaide deu nome de Teatro das Bacabeiras), conselheira do Conselho Estadual de Cultura por duas vezes, membro da diretoria da Confraria Tucuju, presidente da antiga Associação dos Professores do Amapá (APA), integrou o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap) e o Centro Folclórico Amapaense.

A participação ativa nos feitos do Estado não parou por aí. Zaide incentivou a criação da Guarda Municipal e foi atriz da primeira novela produzida no Amapá, Mãe do Rio, onde fez o papel de benzedeira, além de figurações em comerciais, que encantaram e emocionaram a todos com a sua capacidade de surpreender.

Aos 81 anos, Zaide estava internada havia 21 dias e morreu com complicações renais, na última quarta-feira, 5. O velório está sendo realizado da Câmara Municipal de Macapá e o sepultamento será no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Centro da capital, na sexta-feira, 7, às 9 horas. A professora deixa dois filhos e um neto.

Zaide Soledade deixa um legado rico de aprendizado e contribuição para o Amapá e para os amapaenses. Que a nossa eterna professora siga seu caminho, que começou a ser iluminado aqui entre nós, e que descanse com a tranquilidade do dever cumprido!
__
Infortúnio: Professora Zaide Soledade deixa importante legado para a educação do AP. Infortúnio: Professora Zaide Soledade deixa importante legado para a educação do AP. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, agosto 06, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD