Header AD

Eleição na Assembleia Legislativa: pressão faz presidente recuar sobre antecipação da 4a. eleição.

Pressão dos deputados faz presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Moisés Souza, retirar de pauta projeto que antecipa eleição do biênio 2018/2019; na presidência da Casa desde 2011, ele pretende concorrer à 4a. eleição consecutiva e ser o deputado recordista de tempo no comando do Parlamento, 8 anos.

Foto: Ascom/Alap.
Pressão faz retirar de pauta eleição antecipada para presidência da Alap
Mudança em regimento seria votada, mas deputados foram contrários.
Parlamentares defenderam rotatividade na Assembleia do Amapá.

O projeto de resolução da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) que previa antecipar "para a qualquer momento" a eleição do biênio 2018-2019 do comando do parlamento foi retirado da pauta da sessão desta segunda-feira (10), segundo os deputados que se posicionaram contrários à medida apresentada em plenário.

A proposta altera o regimento interno da Casa de Leis do Amapá e acontece depois de sete meses da eleição que reconduziu o deputado Moisés Souza (PSC) para o terceiro mandato na presidência da Assembleia Legislativa.

O projeto de resolução gerou críticas de deputados aliados, de oposição e da atual Mesa Diretora da Assembleia, que alinharam o discurso para pedir a democratização do comando da Casa.

"Temos que ser informados dos projetos com antecedência. Um deles colocava a eleição a qualquer tempo. Nosso presidente pode disputar uma reeleição em 2017. Agora quero saber qual o motivo da pressa. Isso vira um ciclo vicioso. Fomos comunicados em cima da hora. Estou declarando meu voto contrário a essa resolução, e se eu for voto vencido, vou colocar à disposição o meu nome para disputar a Mesa Diretora porque não sou funcionário de presidente", declarou o deputado Pedro Da Lua (PSC), colega de partido de Moisés Souza.

O membro da oposição Paulo Lemos, do PSOL, também criticou a proposta de mudança. Ele afirmou que a presidência não pode ser feita para "interesses pessoais".

"Esta Casa se preocupa mais uma vez em mudar o regimento para permitir que uma eleição da mesa possa ser feita amanhã ou daqui a uma semana para assumir somente em dois anos. Vamos tratar de coisa séria e não de interesses pessoais. Precisamos acabar com a reeleição", afirmou o pessolista.

A iniciativa de mudança no regimento interno gerou críticas até de membros da atual Mesa Diretora, como foi o caso do terceiro secretário Augusto Aguiar, do PMDB.

"Quando é colocado um projeto desse faz essa Casa virar uma ditadura. Temos que fazer a mudança para acabar com a reeleição e que todos na atual mesa possam deixar os cargos. Não vim para cá para ser empregado de ninguém", comentou Aguiar.

Na presidência da Assembleia desde 2011, quando venceu na Justiça eleição com apenas 9 votos dos 24 parlamentares. Naquele ano, Moisés Souza antecipou eleição que deveria ocorrer em 2013 para o biênio 2013/2014. Ele foi reeleito para a presidência da Assembleia, no início deste ano já na nova legislatura e tenta antecipar a quarta eleição. Se conseguir, será o deputado com o recorde de tempo no comando do parlamento, 8 anos.

(Com informações do portal G1-AP)
__
Eleição na Assembleia Legislativa: pressão faz presidente recuar sobre antecipação da 4a. eleição. Eleição na Assembleia Legislativa: pressão faz presidente recuar sobre antecipação da 4a. eleição. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, agosto 11, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD