Header AD

Crise na saúde: deputados e vereadores reforçam pedido de intervenção federal.

O Ministério da Saúde recebeu, na última quinta-feira, 13, pedido dos parlamentares socialistas do Amapá para que a União intervenha na saúde pública do estado.

Foto: Seles Nafes

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) encabeçou a ação coletiva com os deputados estaduais Cristina Almeida e Max da AABB, e os vereadores Alan Ramalho, Neuzinha Velasco e Washington Picanço, reforçando o pedido do senador João Capiberibe [aqui]. O pedido foi feito diretamente ao ministro Arthur Chioro. As informações são do jornal Diário do Amapá.

Para os socialistas, a morte de bebês na Maternidade Mãe Luzia e o desaparecimento do corpo de um deles confirmam as denúncias do Sindicato dos Médicos do Amapá, além de ratificar a constatação do Procurador de Saúde do Ministério Público Estadual, André Araújo, do mau funcionamento do serviço. Fatos que endossam a afirmação do Ministério da Saúde de que a má prestação dos serviços “decorre da desorganização de gestão e dos processos de trabalho junto aos pontos de assistência”.

Os parlamentares amapaenses lembram ao ministro Chioro que fatos idênticos já ocorreram em 2006, quando 12 recém-nascidos morreram em 15 dias, e no começo de 2010, quando, em cerca de 40 dias, 26 bebês foram à óbito. Durante aquele governo, o Amapá teria atingido 30,7 mortes a cada mil nascidos, mais que o dobro da média nacional de 2009, que foi de 13,9 por mil, apontam no documento.

Também são relatadas ao ministro todas as obras iniciadas pelo governador Camilo Capiberibe na área de saúde e que foram paralisadas pelo atual governador.
__
Crise na saúde: deputados e vereadores reforçam pedido de intervenção federal. Crise na saúde: deputados e vereadores reforçam pedido de intervenção federal. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, agosto 15, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD