Header AD

Coluna - Renivaldo Costa.

Coluna Política, com Renivaldo Costa.

Qualquer tempo
Assembleia Legislativa aprovou mudança no regimento interno esta semana que possibilita a eleição da mesa diretora a qualquer tempo. Foram 17 votos a votos, cinco ausências e apenas dois votos contrários: Paulo Lemos (Psol) e Pedro da Lua (PSC).

Sem crise
Se alguém imagina que o fato de Pedro da Lua ter votado contra o requerimento é sinal de crise, se engana. Desde que assumiu o deputado afirmou que teria uma postura independente e que procuraria fazer um mandato exemplar, de acordo com sua consciência e os interesses do povo. Esta semana ele confidenciou que cumprirá apenas este mandato e não pretende vir à reeleição.

Saúde I
Governador Waldez Góes assina decreto que disponibiliza todos os recursos arrecadados na EXPOFEIRA para a pasta da Saúde. A medida foi vista com bons olhos, até mesmo pela oposição. Quem já passou pela pasta da saúde costuma dizer que o setor se faz com 50% de disposição, 30% de recursos e 20% de dificuldades, já que todos os meses é preciso suplementar o orçamento da SESA para fechar a conta.

Saúde II
Dentre as medidas anunciadas pela nova secretária da pasta, que assumiu esta semana, estão duas extremamente importantes: compra de medicamentos, especialmente para a UNACON, e ampliação no número de leitos.

Créditos I
Tão logo a imprensa noticiou sobre a suposta compra de “créditos podres” pela Assembleia Legislativa, a casa emitiu nota para esclarecer o caso.  A nota diz que “o procedimento de contratação da empresa Sigma Serviços e Assessoria foi homologado na data de 15/03/2015, sendo assinado o instrumento respectivo em 17/03/2015. Após ser noticiado pela Delegacia da Receita Federal do Amapá a suspeita de fraude fiscal por parte da referida empresa, a Assembleia Legislativa REPRESENTOU CRIMINALMENTE perante a Procuradoria da República, para adoção das medidas afetas ao citado órgão.”

Créditos II
Diz, ainda, a nota: “No âmbito da Administração da Assembleia Legislativa do Amapá, a Corregedoria Parlamentar, na seara de sua competência, adotou as providência pertinentes a esclarecer as notícias veiculadas na imprensa local, assim como apurar os atos adotados por servidores da Casa”. Quem responde pela Corregedoria é o deputado Michel JK.

FOLCLORE POLÍTICO
 As Feijoadas do Pauxy Nunes
 Pauxy Gentil Nunes chegou ao Amapá a convite do irmão Janary Nunes. Assumiu a direção do Território de 14 de fevereiro de 1958 a fevereiro de 1961.
Pauxy nunca abandonou o seu espírito extrovertido e se apegou à sua vocação populista. Tanto que, a pretexto de festejar os aniversários do mês, Pauxy convocava todo mundo, no último sábado de cada mês, para uma feijoada na praia do Araxá, que era de sua propriedade, onde corria muita comida, cerveja e batida. Dessa época resta apenas uma velha samaumeira, plantada em frente ao Ministério Público e que tornou-se símbolo do órgão.
A diferença que tinha das outras festanças de aniversário era porque nessas feijoadas havia também calorosos debates sobre os problemas do Amapá, com todos os presentes dispondo de ampla liberdade de expressão. Como estavam ali, além do governador, todos os diretores de divisão (hoje secretarias de governo), essas discussões geralmente tinham consequências imediatas. Muitos problemas saíam dali praticamente solucionados graças a sugestões oferecidas. Depois da discussão havia jogo de futebol. Enquanto Janary visitava os governados de casa em casa, Pauxy preferia o furdunço de uma feijoada. E não é que dava certo?!


(*) Texto escrito a quatro mãos por Renivaldo Costa e Hélio Pennafort em 12 de junho de 1996.
__
Coluna - Renivaldo Costa. Coluna - Renivaldo Costa. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, agosto 14, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD