Header AD

Ao elogiar rede globo, senador amapaense causa constrangimento ao partido.

O elogio do senador Randolfe Rodrigues à Globo provocou mal estar no PSOL.

Foto: Uol

 Um setor do partido publicou a nota abaixo.

“O Setorial de Comunicação e Cultura do PSOL vem, por meio desta nota, manifestar indignação diante das manifestações do Senado brasileiro que, nesta quarta-feira, 05/08, realizou sessão solene em homenagem ao principal representante do capital monopolista no setor das comunicações do Brasil, o Grupo Globo.


Parlamentares do DEM, PSDB e PMDB, entre outros, revezaram-se para fazer loas à TV Globo, que em 2015 comemora seus 50 anos de fundação. Ao lado de políticos como Ronaldo Caiado (DEM-GO), solicitante da sessão, e de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da Casa, estava também o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Este, ignorando todo o acúmulo do PSOL na luta pelo direito à comunicação, manifestou o reconhecimento pessoal da importância do Grupo Globo para a “democracia”, que seria razão de “orgulho” para as brasileiras e os brasileiros.

Segundo divulgado pela Agência Senado, Randolfe Rodrigues afirmou que “é indispensável ao país a existência de uma rede de televisão capaz de promover a integração nacional e estabelecer espaços para debates”. Mais ainda, o senador, que se manifesta como parlamentar do PSOL, afirmou que isso mostra “o quanto a Globo é fundamental à democracia e a um de seus principais valores, que é a liberdade de expressão”. Rodrigues disse ainda que a emissora é uma “empresa de superlativos”. “Às vezes nos bate muito o complexo de vira-latas. Quando nós temos um patrimônio superlativo, isso é motivo de orgulho para o Brasil”, complementou.

Além de desrespeitoso com a história do Brasil, Randolfe Rodrigues claramente ignora as iniciativas dos diversos movimentos sociais e da militância do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na luta pela democratização e pelo direito à comunicação no país. O PSOL, a partir de ação elaborada pelo professor Fábio Konder Comparato, foi o único partido a ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) visando à regulamentação de artigos da Constituição Federal relativos à Comunicação, lacuna da qual o Grupo Globo sempre se valeu para incrementar a concentração de poder.

(…)

A TV Globo e a grande maioria deste Congresso Nacional não representam o sistema que desejamos construir com socialismo e liberdade na comunicação. Nesse sentido, este setorial reivindica que Randolfe Rodrigues seja formalmente notificado e advertido pela Direção Nacional do partido, sob pena de atingir o repertório que o setorial de Comunicação e Cultura, ativistas e vários mandatos parlamentares têm construído conjuntamente com os movimentos sociais na luta pelo direito à comunicação.

Nosso lado nesta disputa está claro. Não é o lado daqueles e daquelas que bajulam o capital em busca de benesses. Nosso lado é o daqueles e daquelas que, ao longo de todo este ano, “descomemoraram” o aniversário da Globo, inclusive durante a sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, quando ativistas foram silenciados e expulsos do parlamento brasileiro ao denunciar as vinculações do grupo empresarial com a Ditadura Civil-Militar e os impactos de sua intervenção em momentos marcantes para o país, como a campanha das Diretas Já e as eleições de 1989.

(…)”

Do Portal Diário do Centro do Mundo.
___
Ao elogiar rede globo, senador amapaense causa constrangimento ao partido. Ao elogiar rede globo, senador amapaense causa constrangimento ao partido. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, agosto 09, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD