Header AD

Saúde Pública: MP-AP promove diálogo entre governador e prefeito.

MP-AP promove diálogo entre o governador Waldez Góes e o prefeito Clécio Luís em busca de soluções para a saúde pública.

Foto: MP-AP.
O Ministério Público do Amapá (MP-AP) promoveu uma reunião com gestores do Governo do Estado (GEA) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM)  - entre o governador Waldez Góes e o prefeito Clécio Luiz Vieira - na tarde desta quinta-feira, 23, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, sob a coordenação do Procurador-Geral de Justiça, Roberto Alvares. As informações são da assessoria de comunicação do MP-AP.

De acordo com o MP, o encontro foi sugerido pelo promotor de Justiça, André Araújo, titular da Promotoria da Saúde, e contou com a participação do promotor de Justiça, João Paulo Furlan, chefe de gabinete da PGJ e demais gestores do GEA e da PMM.

O MP-AP ressalta que o principal objetivo do encontro, discutidos na reunião, é a viabilidade para colocar em funcionamento a saúde pública do Estado: Hospital Metropolitano e a Maternidade de Parto Normal, que estão com as obras parcialmente concluídas.

O promotor de Justiça, André Araújo, informou da necessidade de intervenção do Procurador-Geral de Justiça, Roberto Alvares, para que Estado e município de Macapá encontrem uma solução conjunta, a fim de que os dois prédios possam ser finalizados e equipados para melhorar as condições de atendimento à população na rede pública saúde.

“Não temos interesse em judicializar ações contra o Estado e o Município. Todas as denúncias que recebemos na Promotoria da Saúde são oficialmente levadas ao gestor e também são comunicadas aos chefes das unidades e, muitas das vezes solucionadas na própria unidade de saúde. Talvez por isso, o nosso índice de ações na justiça correspondam a apenas 15% da demanda trazida à Promotoria da Saúde”, afirmou André Araújo.

“Não queremos transferir para o Ministério Público a responsabilidade do poder executivo”, disse o governador Waldez Góes (PDT-AP) acrescentando haver disposição do poder executivo estadual para buscar a resolução dos problemas existentes, mas destacou a difícil situação financeira da Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

“Este encontro foi muito oportuno porque abordamos o ponto de maior interesse do município que é o hospital Metropolitano. É importante que a gente saia com soluções, porque quanto melhor a saúde do Estado e do município, melhor para todos”, disse o prefeito Clécio Luiz que também manifestou a disponibilidade de toda equipe do poder executivo municipal para melhorar a saúde de Macapá.

Os chefes do executivo estadual e municipal se comprometeram a encontrar soluções, juntamente com os respectivos técnicos da área de saúde para viabilizar o funcionamento da maternidade de parto normal e do hospital metropolitano na maior brevidade possível, com o acompanhamento do Ministério Público.

O Procurador Geral de Justiça, Roberto Alvares, destacou que o propósito maior do gestor deve ser a garantia de todos os princípios constitucionais, independente de orientação política. “Não temos que ver cor na causa pública!”, finalizou o PGJ.
___
Saúde Pública: MP-AP promove diálogo entre governador e prefeito. Saúde Pública: MP-AP promove diálogo entre governador e prefeito. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, julho 24, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD