Header AD

Greve na Unifap: MPF/AP recomenda que calendário acadêmico seja retomado.

O Ministério Público Federal (MPF/AP) recomenda à Reitoria da Unifap e ao Conselho Superior da Universidade Federal do Amapá (Consu) que retomem o calendário acadêmico da instituição.

Foto montagem: reprodução Facebook.
O Ministério Público Federal (MPF-AP) toma medida visando resguardar os direitos de professores, alunos e servidores que não querem aderir ao movimento grevista iniciado em 28 de maio. De acordo com a assessoria do MPF-AP recomendação foi expedida na sexta-feira, 3 de julho.

O MPF/AP considera a medida tomada pelo Consu (de suspender o calendário acadêmico no dia 9 de junho, o qual acarretou a invalidação de todas as atividades realizadas após a deflagração da greve) uma afronta à Constituição Federal e à Lei 7783/89, além de apontar, também, o abuso de poder e ato de persuasão, por impedir o acesso ao trabalho daqueles que optaram por não aderir ao movimento.

“A greve é um direito e não uma obrigação. A decisão do Conselho fere o direito dos servidores que querem continuar trabalhando. Eles não podem ser compelidos a aderir à paralisação e nem obrigados a repor atividades que foram realizadas legitimamente após o dia 28 de maio”, explica o procurador da República Filipe Lucena, que assina a recomendação.

O documento orienta ao Consu/Unifap que edite ato administrativo para garantir o livre exercício de atividades por parte de professores e servidores não grevistas. Orienta, também, que as atividades realizadas desde 28 de maio não sejam invalidadas, esclarecendo que essa revisão não se limita às aulas, mas inclui atividades não ligadas estritamente à docência.

O MPF/AP recomenda ainda que a Unifap evite e coíba quaisquer atos de violência ou de coação relativos às manifestações de apoio ou de reprovação à greve.

A Unifap tem prazo de 15 dias, a partir do recebimento, para cumprir a recomendação, sob pena de ser acionada judicialmente. 
___
Greve na Unifap: MPF/AP recomenda que calendário acadêmico seja retomado. Greve na Unifap: MPF/AP recomenda que calendário acadêmico seja retomado. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, julho 07, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD