Header AD

Governo intermedia diálogo entre CEA e prefeituras

Chefe do Executivo pediu à CEA que apresente uma proposta às prefeituras para a quitação dos débitos.

Foto:GEA
O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu nesta segunda-feira, 6, prefeitos e representantes dos 16 municípios do Estado e diretores da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) para buscar soluções para a municipalização da iluminação pública e para as dívidas que as prefeituras têm com a companhia.

A demanda surgiu no Fórum das Cidades, que ocorreu no dia 18 de junho. Para calcular as dívidas das prefeituras, a CEA subtraiu os valores devidos referentes ao consumo de energia elétrica que estavam atrasados do total de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que a companhia deixou de repassar aos municípios. O saldo só foi positivo para Pracuúba, Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes, que agora têm valores a receber.

Os demais municípios estão com dívida alta com a companhia. Como na Lei Orçamentária Anual de 2015 esses valores não foram incluídos e a previsão para o orçamento do próximo ano não é boa, os prefeitos não têm de onde tirar esse dinheiro.

Em Mazagão, a situação é bem parecida. De acordo com os cálculos da CEA, a dívida passa dos R$ 3 milhões e, segundo o prefeito Dilson Borges, o município não tem condição de pagar essa conta.

Os prefeitos também aproveitaram para reclamar da qualidade do serviço prestado pela concessionária de energia. "A CEA cobra por um serviço que não é bom. Nas nossas escolas, as lâmpadas estão sendo trocadas a cada dois dias, porque as quedas de energia são constantes e elas acabam queimando", reclamou Lucimar Lima, prefeita de Calçoene.

Macapá e Santana, por terem a maior parte da população do Estado e concentrarem essas pessoas em áreas urbanas, estão em uma situação mais confortável e irão manter uma negociação diferenciada com a CEA.
(Com informações ASSCOM/GEA)
___
Governo intermedia diálogo entre CEA e prefeituras Governo intermedia diálogo entre CEA e prefeituras Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, julho 07, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD