Header AD

Brasil 247: "Cidadão do Amapá", Eduardo Cunha é alvo da Lava Jato

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, homenageado em maio pela Assembleia Legislativa do Estado com o título de Cidadão do Amapá, está envolvido no maior esquema de corrupção já investigado no país.

Em depoimento a Justiça Federal nesta quinta-feira, 16, o lobista Julio Camargo declarou que o suposto operador do PMDB no esquema de corrupção da Petrobras, Fernando Baiano, disse que estava sendo pressionado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, para pagamento de $5 milhões em propina. 


 Foto reprodução site dep. Eduardo Cunha
Amapá 247 - "Fui bastante apreensivo (ao encontro do parlamentar no Leblon, Rio). O deputado Eduardo Cunha é conhecido como uma pessoa agressiva, mas confesso que comigo foi extremamente amistoso, dizendo que ele não tinha nada pessoal contra mim, mas que havia um débito meu com o Fernando e que ele era merecedor de 5 milhões de dólares", afirmou Camargo.

"E isso estava atrapalhando, porque estava em véspera de campanha, se não me engano uma campanha municipal e que ele tinha uma série de compromissos e que eu vinha alongando esse pagamento há bastante tempo e ele não tinha mais condição de aguardar."

Os valores da propina teriam saído de compras de navios-sonda. Segundo relato de Julio Camargo, o peemedebista exigia US$ 5 milhões.

Outro delator da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef, já havia afirmado à Justiça Federal que o presidente da Câmara era um dos "destinatários finais" de um dos contratos de navios-sonda da Petrobras investigados pela Lava Jato.

Em sua versão, em maio de 2015, o doleiro declarou que Cunha foi o mentor de requerimentos feitos na Câmara para pressionar a empresa Mitsui, que não estaria pagando a propina em 2011.

Título

Eduardo Cunha já era alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, onde um inquérito foi aberto para investigar o suposto envolvimento do deputado na Lava Jato.

Ainda assim em maio o presidente da Câmara recebeu o título de cidadão do Amapá. O título foi entregue pela deputada estadual Luciana Gurgel (PHS-AP), durante a edição da Câmara Itinerante. A proposta da honraria para Eduardo Cunha partiu do presidente da Assembleia do Amapá, deputado Moisés Souza (PSC-AP), também alvo de várias denúncias por parte do Ministério Público Estadual, quase todas relacionados a improbidade administrativa.

___
Brasil 247: "Cidadão do Amapá", Eduardo Cunha é alvo da Lava Jato Brasil 247: "Cidadão do Amapá", Eduardo Cunha é alvo da Lava Jato Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, julho 17, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD