Header AD

Brasil 247: "Cidadão do Amapá", Eduardo Cunha é alvo da Lava Jato

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, homenageado em maio pela Assembleia Legislativa do Estado com o título de Cidadão do Amapá, está envolvido no maior esquema de corrupção já investigado no país.

Em depoimento a Justiça Federal nesta quinta-feira, 16, o lobista Julio Camargo declarou que o suposto operador do PMDB no esquema de corrupção da Petrobras, Fernando Baiano, disse que estava sendo pressionado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, para pagamento de $5 milhões em propina. 


 Foto reprodução site dep. Eduardo Cunha
Amapá 247 - "Fui bastante apreensivo (ao encontro do parlamentar no Leblon, Rio). O deputado Eduardo Cunha é conhecido como uma pessoa agressiva, mas confesso que comigo foi extremamente amistoso, dizendo que ele não tinha nada pessoal contra mim, mas que havia um débito meu com o Fernando e que ele era merecedor de 5 milhões de dólares", afirmou Camargo.

"E isso estava atrapalhando, porque estava em véspera de campanha, se não me engano uma campanha municipal e que ele tinha uma série de compromissos e que eu vinha alongando esse pagamento há bastante tempo e ele não tinha mais condição de aguardar."

Os valores da propina teriam saído de compras de navios-sonda. Segundo relato de Julio Camargo, o peemedebista exigia US$ 5 milhões.

Outro delator da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef, já havia afirmado à Justiça Federal que o presidente da Câmara era um dos "destinatários finais" de um dos contratos de navios-sonda da Petrobras investigados pela Lava Jato.

Em sua versão, em maio de 2015, o doleiro declarou que Cunha foi o mentor de requerimentos feitos na Câmara para pressionar a empresa Mitsui, que não estaria pagando a propina em 2011.

Título

Eduardo Cunha já era alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, onde um inquérito foi aberto para investigar o suposto envolvimento do deputado na Lava Jato.

Ainda assim em maio o presidente da Câmara recebeu o título de cidadão do Amapá. O título foi entregue pela deputada estadual Luciana Gurgel (PHS-AP), durante a edição da Câmara Itinerante. A proposta da honraria para Eduardo Cunha partiu do presidente da Assembleia do Amapá, deputado Moisés Souza (PSC-AP), também alvo de várias denúncias por parte do Ministério Público Estadual, quase todas relacionados a improbidade administrativa.

___
Brasil 247: "Cidadão do Amapá", Eduardo Cunha é alvo da Lava Jato Brasil 247: "Cidadão do Amapá", Eduardo Cunha é alvo da Lava Jato Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, julho 17, 2015 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD