Header AD

PPA de Waldez versus PPA de Camilo

Ex- primeira dama do Estado, Cláudia Camargo Capiberibe, aponta as diferenças entre os dois modelos de interagir com a população em relação ao Plano Plurianual do Amapá (PPA).


Na última quarta - feira. 03, o Governo de Waldez Góes (PDT) iniciou os debates sobre seu Plano Plurianual (PPA) para o quatriênio 2016/2019 [ver aqui]. O PPA aponta para as prioridades das políticas públicas e neste primeiro dia o debate foi transmitido pelas rádios Difusora (AM 630) e Antena 1 (FM 102,9). Hoje integraria ao Pool a  Rádio Diário (FM 90,9) e a Rádio Cidade (FM 101,9).

O interessante neste modelo de interação é que há a intermediação de meios de comunicação e não é coordenado pelo atual governador, e sim pelo radialista Carlos Lobato, que anota as demandas de ouvintes que participam através de ligações telefônicas, além de mensagens enviadas via WhatsApp/redes sociais com entrevistas de especialistas em economia, além da participação das pessoas em um site, www.ppa.ap.gov.br, onde é necessário se cadastrar.

As discussões do PPA no governo anterior foram realizadas diretamente nos bairros de Macapá e nas cidades e comunidades do interior do estado. O governante ia aos encontros verificar in loco as demandas das pessoas, assim mesmo, no "tête-à-tête", ouvindo as reclamações da população.

Qual dos dois modelos é o mais indicado para ouvir a população? Em tempos de crise é possível "encarar" o povo e fazer promessas sem poder cumprir? A crise de 2011 está na mesma proporção da crise de 2015?

Veja a opinião da ex-primeira dama do Estado sobre os dois modelos de interação.

"Todos falamos muito sobre as necessidades e prioridades nos serviços do Estado mas muitas vezes não damos atenção para momentos cruciais na administração pública. Falo do Plano plurianual, que é um instrumento de planejamento feito pelo GEA, que define onde será investido o dinheiro público nos próximos anos. Acompanhei de perto os PPA's feito nos 4 anos passados e me chamou atenção o realizado agora. 

Fui, então no Google e fiz duas pesquisas: ppa + Camilo Capiberibe e depois ppa + Waldez Goés. Os primeiros textos que aparecem deixam claro, com riquezas de detalhes a diferença do governo Camilo (quotidianamente acusado de não ouvir a população) e do governo Waldez (quotidianamente elogiado por "ouvir a todos") num dos momentos mais importantes para a definição do que será prioridade para o governo durante o mandato. 

O atual governador, eleito se dizendo próximo das pessoas e tendo como método de governo ouvir ao povo, está fazendo um ppa interativo, o que significa isso? Significa que ao invés de falar ao governador, quem quiser participar só poderá fazer através de alguns veículos de comunicação. Maior distância não poderia haver uma vez que além da distância física, ainda há o fato que a participação passa pelo controle das rádios de propriedade dos aliados de Waldez, ou seja, blindagem política total. E fazendo um paralelo, não posso deixar de lembrar, a alegria e satisfação do Camilo Capiberibe e de toda equipe em percorrer todos os municípios do Estado, fazendo o PPA depois de ouvir as prioridades ditas pelo próprio cidadão, direto e na frente do governador e de sua equipe, através de grandes reuniões nas quadras das escolas. Cara a cara. Demanda, critica, elogio, questionamento, enfim, microfone aberto para dizer o que bem entendesse e depois votar as prioridades, que ficavam elencadas num mural a que todos tinham acesso visual.

De Vitoria do Jari a Macapá. Democracia participativa in natura. Foi assim que decidiu-se, por exemplo, a construção da escola do Cajari. Estivemos lá e o povo demonstrou toda sua insatisfação com a escola antiga. Era, para eles, a prioridade zero. E ela foi feita e entregue dentro do mandato do gov Camilo. Amigos, contar com a quase completa anuência da midia pode ser bom para o governador mas não é bom para o povo e nem para o estado. As rádios e tvs do Gilvam foram o veículo escolhido pelo Waldez para ouvir o povo. As mesmas rádios e Tvs que mentiram o quanto puderam sobre o governo Camilo, agora fazem o mesmo com o Governo Waldez. A diferença é que antes era para derrubar o governador e agora, com o Waldez, é para segurar o mesmo."
__
PPA de Waldez versus PPA de Camilo PPA de Waldez versus PPA de Camilo Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, junho 04, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD