Header AD

PMM certifica primeira turma do Programa "Macapá Município Alfabetizado".

Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) entrega certificados para a primeira turma do Programa Município Alfabetizado.

Foto: ASSCOM/Semed

A Prefeitura realizou solenidade de certificação nesta segunda-feira, 29, no auditório do TRE/AP, às 8h30. É a primeira turma do Programa Município Alfabetizado.

Segundo a Prefeitura, o programa teve início em 27 de setembro de 2014 e encerrou no dia 27 de maio deste ano. Hoje será o encerramento da 1ª etapa que busca contribuir com a cidadania e viabilizar mudanças na vida de 250 pessoas.

A prefeitura ressalta que de acordo com estatísticas do censo de 2010 do IBGE, Macapá tem 9% de analfabetos, o que seria equivalente a 17 mil pessoas que não sabem ler nem escrever. Desse total, 4% estão na zona rural e 96% na zona urbana. Foi considerando este cenário que o programa foi instituído, tendo como objetivo principal promover a universalização da alfabetização de jovens, adultos e idosos não alfabetizados.

O programa Macapá Município Alfabetizado foi instituído pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Brasil Alfabetizado e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - uma instituição histórica que já desenvolve inúmeros programas sociais, especialmente na alfabetização de jovens e adultos em diversos estados brasileiros e no exterior.

A PMM informa ainda que o principal entusiasta do Programa foi o senador Randolfe Rodrigues, cuja atuação junto às instituições nacionais e internacionais foi determinante para a implementação e continuidade do programa (em 2016), que tem como suporte o método “Sim, eu posso”, de origem cubana, desenvolvido pelo instituto pedagógico latino-americano e caribenho. A metodologia se utiliza de aulas presenciais, em que o educando se alfabetiza com o apoio de recursos audiovisuais, em forma de novela. Apesar de ser um método estrangeiro, é inspirado no brasileiro Paulo Freire.

A programação de certificação contará com apresentações culturais, incluindo a representação do canto e arte das louceiras do Maruanum.

Com informações de Rita Torrinha/Asscom Semed.

___
PMM certifica primeira turma do Programa "Macapá Município Alfabetizado". PMM certifica primeira turma do Programa "Macapá Município Alfabetizado". Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, junho 29, 2015 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD