Header AD

PMM certifica primeira turma do Programa "Macapá Município Alfabetizado".

Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) entrega certificados para a primeira turma do Programa Município Alfabetizado.

Foto: ASSCOM/Semed

A Prefeitura realizou solenidade de certificação nesta segunda-feira, 29, no auditório do TRE/AP, às 8h30. É a primeira turma do Programa Município Alfabetizado.

Segundo a Prefeitura, o programa teve início em 27 de setembro de 2014 e encerrou no dia 27 de maio deste ano. Hoje será o encerramento da 1ª etapa que busca contribuir com a cidadania e viabilizar mudanças na vida de 250 pessoas.

A prefeitura ressalta que de acordo com estatísticas do censo de 2010 do IBGE, Macapá tem 9% de analfabetos, o que seria equivalente a 17 mil pessoas que não sabem ler nem escrever. Desse total, 4% estão na zona rural e 96% na zona urbana. Foi considerando este cenário que o programa foi instituído, tendo como objetivo principal promover a universalização da alfabetização de jovens, adultos e idosos não alfabetizados.

O programa Macapá Município Alfabetizado foi instituído pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Brasil Alfabetizado e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - uma instituição histórica que já desenvolve inúmeros programas sociais, especialmente na alfabetização de jovens e adultos em diversos estados brasileiros e no exterior.

A PMM informa ainda que o principal entusiasta do Programa foi o senador Randolfe Rodrigues, cuja atuação junto às instituições nacionais e internacionais foi determinante para a implementação e continuidade do programa (em 2016), que tem como suporte o método “Sim, eu posso”, de origem cubana, desenvolvido pelo instituto pedagógico latino-americano e caribenho. A metodologia se utiliza de aulas presenciais, em que o educando se alfabetiza com o apoio de recursos audiovisuais, em forma de novela. Apesar de ser um método estrangeiro, é inspirado no brasileiro Paulo Freire.

A programação de certificação contará com apresentações culturais, incluindo a representação do canto e arte das louceiras do Maruanum.

Com informações de Rita Torrinha/Asscom Semed.

___
PMM certifica primeira turma do Programa "Macapá Município Alfabetizado". PMM certifica primeira turma do Programa "Macapá Município Alfabetizado". Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, junho 29, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD